• Carregando...
 | Antônio More / Gazeta do Povo
| Foto: Antônio More / Gazeta do Povo

A campanha de Beto Richa (PSDB) ao governo estadual parece não ter assimilado o golpe de ver seu principal adversário, Osmar Dias (PDT), subir nas pesquisas eleitorais e tratou de barrar os levantamentos que seriam divulgados ontem (Datafolha e Ibope) na Justiça. Outro sinal de que as coisas não vão bem para os lados dos tucanos é um prenúncio de debandada da coligação liderada pelo PSDB. Primeiro foi a reclamação do candidato ao Senado Ricardo Barros (PP), que não aceitou ceder o espaço reservado a ele na tevê para Beto. Depois foi Alvaro Dias, senador do PSDB e um dos principais críticos do governo Lula, anunciar que votará no irmão. Alvaro não gostou de ver o candidato da legenda dele dizer que quem deveria explicações sobre os maus-tratos aos professores era a família Dias. E ontem foi a vez do deputado estadual Fabio Camargo (PTB) pular do barco atirando contra o comando da campanha.

* * * * *

Votos válidos

A vantagem da candidata Dilma Rousseff (PT) sobre o seu adversário José Serra (PSDB) na disputa presidencial segue em 27 pontos porcentuais. Divulgada ontem, a pesquisa Vox Populi * de intenções de voto mostra a petista com 51%, enquanto o tucano tem 24%. Na mostra anterior, veiculada no dia 17 de setembro, os porcentuais dos dois candidatos eram os mesmos. Marina Silva subiu de 8% para 10%. Se as eleições fossem hoje, Dilma venceria a disputa no primeiro turno, levando em conta os votos válidos.

* A pesquisa foi realizada com 3 mil eleitores entre os dias 18 e 21 de setembro. A margem de erro é de 1,8 ponto porcentual para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número 31.705/2010.

Piva

O comício com a presença do presidente Lula em Curitiba, na quarta-feira à noite, também serviu para candidatos de partidos que não fazem parte da coligação que apoia Osmar Dias (PDT, PMDB e PT) pedir votos. Foi o caso do concorrente ao Senado pelo PSol, Luiz Piva (foto). "Estou acabando com meu material de campanha. Estou distribuindo tudo aqui", relatou. Ele circulava entre eleitores com dois assessores antes do discurso de Lula, tentando convencer que as principais candidaturas ao governo estadual e ao Senado eram iguais e que o voto no PSol levaria renovação à política.

PSDB ou PTB

O site de Beto Richa (PSDB) está registrado com o CNPJ 027.532.837/0001-38, que pertence ao PTB do Rio de Janeiro. Além disso, o endereço e o telefone para contato com os administradores é o da prefeitura de Curitiba: Avenida Cândido de Abreu, 817, 2.º andar, (41) 3350-8712. Os advogados do candidato adversário, Osmar Dias (PDT), prometem ajuizar uma ação por abuso de poder econômico contra Richa. O advogado de Richa, Ivan Bonilha, minimizou o fato. "O endereço era de onde ele [Richa] trabalhava. Não há nada de errado nisso."

Sobre o registro do site estar em nome do PTB/RJ, ele não explicou e disse que isso precisa ser averiguado.

Ciap

A Justiça mandou a prefeitura de Ibiporã, no Norte do estado, suspender os contratos que mantém com o Centro Integrado e Apoio Profissional (Ciap). Sandra Moya Morais de Lacerda (vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo); Jayme Luiz Lino (secretário de Esportes); Carlos Henrique Frederico (Agricultura); e Lourdes Aparecida Narcizo (Trabalho) tiveram os bens bloqueados. A prefeitura mantém quatro contratos de parceria com o Ciap, que totalizam R$ 3,1 milhões. A ONG é acusada de ter desviado R$ 300 milhões de várias prefeituras do estado.

Pinga-fogo

"Se eu discutir ministro antes de ganhar, não só subo no salto alto como, com essa perninha, eu não consigo."

Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência, que está com uma bota ortopédica na perna.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]