• Carregando...
 | Albari Rosa / Gazeta do Povo
| Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo

Os deputados estaduais do Paraná vão ter o dia livre hoje para fazer campanha pela reeleição. Os quatro dias de sessão regulamentares, que normalmente viram apenas três no período eleitoral, foram reduzidos nesta semana para apenas dois. A decisão de eliminar a sessão desta quarta ocorreu no meio das votações da tarde de ontem. Em seguida à sessão ordinária, haveria uma extraordinária para votar duas propostas polêmicas: a Lei da Transparência e a Emenda Constitucional 64, que dava benefícios aos policiais. O líder da oposição, Elio Rusch (DEM, foto acima), e o líder do governo, Caíto Quintana (PMDB), chegaram a um acordo. Por que a segunda sessão de ontem não poderia valer pela de quarta? Propuseram ao presidente interino, Antonio Anibelli (PMDB), que colocou o tema em discussão. Jocelito Canto (PTB) foi o único a lembrar que poderia pegar mal. Mas, mesmo assim, os deputados acharam que era uma boa ideia. E a partir de agora aproveitam um longo fim de semana de cinco dias.

Aliás...

Depois de decidido o recesso prolongado, o deputado Pedro Ivo (PT), um dos poucos que não disputam a reeleição, afirmou que os dias extras de campanha dão uma vantagem desleal aos parlamentares em relação a seus concorrentes. "Quem já tem mandato leva vantagem sobre um empresário ou trabalhador que é candidato", disse.

Nada de PT

A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, rejeitou ontem a ideia de aproximação com o PT antes dos resultados das urnas, em 3 de outubro. Durante o anúncio do apoio de sindicalistas a sua candidatura, Marina disse que ninguém está autorizado a falar em nome do projeto verde sobre uma possível aliança com o PT, como alguns setores do PV especulam, caso a candidata Dilma Rousseff vença a eleição no primeiro turno. "Estamos nos dez primeiros minutos desse jogo."

Primeira-dama

Lula pediu e Aloísio Mercadante, candidato do PT tratou de criar logo um "fato político" na corrida pelo governo paulista. O "fato" chegou à favela de Paraisópolis, em São Paulo, ontem às 10h30 e, depois de duas horas na comunidade, seguiu com o candidato para outra favela paulistana, Heliópolis. Dona Marisa Letícia, primeira-dama do Brasil, embarcou na campanha petista em São Paulo, como já havia feito no Distrito Federal e promete fazer onde houver necessidade.

Código Eleitoral

Juristas encarregados de elaborar o anteprojeto do novo Código Eleitoral se reúnem hoje no Senado para discutir sobre o texto que será apresentado em nove audiências públicas para colher sugestões para a nova legislação Administração e organização das eleições, direito processual eleitoral não penal e direito eleitoral material não penal estão entre os temas a serem abordados pelos juristas Carlos Caputo Bastos, Fernando Neves da Silva e Torquato Jardim. O presidente da comissão de juristas, ministro José Antonio Dias Toffoli (foto 1), do STF, assegurou a entrega do anteprojeto de reforma do Código Eleitoral até o fim do ano.

Pinga-fogo

"Tinha uma mulher que tinha muito que estar aqui porque todos aqui sabem quem é o Serra, quem é a Marina e quem sou eu, mas ninguém sabe quem é esta senhora que foi inventada pelo Lula."

Plínio de Arruda Sampaio, candidato do PSol à Presidência, criticando a ausência da concorrente do PT, Dilma Rousseff, a um debate organizado por tevês católicas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]