• Carregando...

O clima esquentou ontem na Câmara de Curitiba entre vereadores aliados e de oposição ao prefeito Beto Richa (PSDB). A bancada de oposição pediu que fosse arquivada nos registros da Casa a reportagem da Gazeta do Povo que revelou o vídeo em que ex-candidatos a vereador do PRTB aparecem recebendo dinheiro. Alegando que não teve tempo de analisar o documento de 11 páginas, o líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB), pediu a transferência da votação para hoje, mas, como não houve acordo, tudo acabou adiado por cinco sessões. Sorrindo, o vereador Algaci Tulio disse que poderia ler no plenário a reportagem.

Em virtude do recesso parlamentar de 30 dias que começa na próxima quarta-feira, o pedido só deve ser votado em agosto. Tempo suficiente, segundo Algaci Tulio, para que Mario Celso leia a matéria.

Constrangeu

O vazamento do vídeo com imagens de pagamentos a ex-candidatos a vereador pelo PTRB teve efeito direto na Assembleia Legislativa. O esquema foi o assunto do dia, mas em conversas reservadas de aliados do prefeito Beto Richa e da oposição. A sessão teve pouco discurso, nenhum projeto polêmico foi votado e acabou mais cedo que o normal, antes das 17 horas.

Debate

O parecer ao projeto do governo estadual que proíbe fumar em todos os recintos coletivos do Paraná vai ser discutido hoje na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. Representantes do setor de bares e restaurantes vão pressionar para que o texto original do projeto seja modificado, abrindo espaço para os chamados fumódromos.

Conta

O secretário de Promoção Social da prefeitura de São José dos Pinhais, Paulo Gomes Junior, está em situação delicada. Capotou um veículo oficial do município. O problema é que ele está com a carteira de habilitação suspensa por excesso de infrações de trânsito. De quebra, o carro da prefeitura não tem seguro.

Quando agosto chegar

O presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, afirmou que o julgamento do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci no processo de violação do sigilo bancário do caso do caseiro Francenildo Costa será em agosto. Mendes, que é relator do caso, disse que o processo não foi julgado até agora por falta de tempo.

Jornalismo 1

O deputado estadual Tadeu Veneri, do PT, comprou ontem a indignação dos jornalistas diante da decisão do Supremo, que na semana passada, por 8 votos a 1, aprovou o relatório do ministro Gilmar Mendes, derrubando a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista.

Jornalismo 2

Veneri, em sua fala no plenário da Assembleia, disse que é um retrocesso histórico para o país. "A visão de que o jornalismo não precisa de conhecimentos técnicos é equivocada. Como será que a OAB reagiria se os advogados não precisassem de um diploma?", comparou.

Nada ainda

A Câmara Federal publicará hoje uma portaria em que prorroga por mais 30 dias o prazo para comissão de sindicância administrativa apurar o uso indevido de créditos de passagens aéreas pelos deputados. As companhias aéreas ainda não encaminharam documentos, solicitados em abril, segundo a Casa.

Prévias tucanas

O PSDB acertou ontem os últimos detalhes de um modelo de prévias para a escolha do candidato tucano à Presidência em 2010. A proposta, que será apresentada hoje ao presidente do partido, senador Sérgio Guerra (PE), prevê que na consulta interna seja respeitada a proporcionalidade relativa ao peso do colégio eleitoral de cada estado.

Em Foz

Os servidores municipais de Foz do Iguaçu paralisam parcialmente as atividades hoje. Esta é a segunda vez em menos de um mês que a categoria protesta contra a resistência do Executivo em conceder uma reposição salarial mínima de 5,82%.

Pinga-fogo

"Beto Richa é uma pessoa muito inteligente. Muito mais inteligente do que aparenta ser."

Ney Leprevost, deputado estadual (PP), em um inusitado elogio ao prefeito de Curitiba para tentar rebater as acusações sobre uso de caixa 2 na eleição municipal de 2008.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]