• Carregando...

As chuvas que atingem o Sudeste já deixaram 800 desalojados no Espírito Santo e 165 desabrigados no leste de Minas Gerais. Três pessoas morreram.

Em Minas, nesta terça, a água já baixou no distrito de Brejabinha, deixando à mostra a destruição provocada pela enxurrada. O que preocupa é o Rio Doce. O nível da água já está quase um metro e meio acima do normal. O leito começou a transbordar, invadindo casas ribeirinhas. A BR-418, rodovia que liga Teófilo Otoni ao sul da Bahia, está interditada no trecho em Carlos Chagas, no Vale do Mucuri, interior do estado, devido à queda de uma ponte. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a previsão é que a situação volte ao normal em cinco dias. Como não há como trafegar pela estrada, há reflexos no trânsito na BR-116, que também passa pela região.

Minas tem 27 cidades em estado de emergência

Por causa do tempo chuvoso, os aeroportos de Barbacena e Governador Valadares estão com pousos e decolagens suspensos. Os terminais de Uberaba, Uberlândia, Ipatinga e Juiz de Fora, também no interior do estado, operam por instrumentos. O aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana, e o Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, funcionam normalmente, de acordo com informações da Infraero.

De acordo com a Defesa Civil, 27 cidades estão em estado de emergência. A situação é pior em Brejaubinha, cidade perto de Governador Valadares, no leste do estado, onde a força da água derrubou barrancos e interditou estradas.

Em Carlos Chagas, seis pessoas de uma família foram soterradas e duas delas morreram. Em Nanuque, a prefeitura decretou estado de emergência nesta segunda-feira. A Defesa Civil Municipal informou que o nível do Rio Mucuri, que corta a cidade, está cinco metros acima do normal.

Calamidade pública em município capixaba

A prefeitura de Ecoporanga, no norte do Espírito Santo, decretou calamidade pública e outras oito cidades estão em situação de emergência. Na manhã desta terça-feira, a chuva deu uma trégua, mas em alguns bairros de cidades da Grande Vitória, a situação é de ruas intransitáveis. No Espírito Santo, já são 800 pessoas desalojadas. A enxurrada trouxe até peixes para dentro das casas. A preocupação é com a leptospirose - doença transmitida pela urina do rato - e com o desabamentos dos morros, afinal, centenas de famílias moram em áreas de risco.

Em Vila Velha, um homem foi encontrado morto na segunda-feira, boiando na água dentro de casa. O sobrinho desconfia que ele tenha morrido afogado na enchente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]