• Carregando...

A primeira chuva forte desde julho que caiu sobre a Grande São Paulo provocou estragos. Córregos transbordaram e a água levou três pessoas. Duas pessoas morreram. Uma delas é uma criança de apenas dois anos, que estava no colo da mãe quando ela caiu num córrefo em Franco da Rocha. A mãe, Maria Erivânia Marques Ferreira Lopes, de 35 anos, foi resgatada com vida, mas o corpo da criança só foi achado na manhã desta segunda-feira.

Em Francisco Morato, mãe e filho de 11 anos foram arrastados por uma enxurrada. A informação inicial é que os dois estavam na casa onde moravam e a água invadiu o local, mas a Defesa Civil ainda não confirma. Gilvânia Santos Paula, de 27 anos, morreu afogada e seu corpo já foi encontrado. O menino está desaparecido.

Os ventos chegaram a 68 km por hora na região do Aeroporto de Congonhas. O aeroporto teve problemas na comunicação entre aeronaves e a torre. Turistas que vieram a São Paulo para o Grande Prêmio de Fórmula 1 passaram a noite na espera, no saguão do aeroporto. Os guichês ficaram lotados. Os vôos foram suspensos por 25 minutos. Dez dos 188 programados para o domingo foram cancelados. Nesta manhã, os atrasos em Congonhas continuaram.

Os bombeiros atenderam pelo menos 20 chamadas por conta da queda de árvores. A zona norte e Guarulhos foram as áreas mais atingidas pelo temporal. De acordo com a Defesa Civil, na região do Jaçanã um córrego transbordou e alagou casas. Na Freguesia do Ó, uma casa foi destelhada pela ventania. Na Vila Galvão, em Guarulhos, carros foram cobertos pela água. Quem escolheu sair do Aeroporto Internacional de Guarulhos também teve problemas. Dos 215 vôos programados, 14 foram cancelados e 13 tiveram atrasos de mais de 1 hora.

A chuva pegou as pessoas de surpresa. A tarde de domingo foi a mais quente do ano, com temperatura de 34,7 graus (o recorde anterior era de 34,3 graus, nos dias 12 de outubro e 23 de setembro). A ventania e o temporal começaram por volta de 20h, alcançando toda a cidade. De acordo com a Climatempo, pancadas fortes foram registradas até meia-noite.

A tempestade foi causada pela chegada de uma frente fria, em contraste com o tempo quente. Não está descartada a possibilidade de pancadas fortes nesta segunda, já que a temperatura continua alta. A Climatempo prevê máxima de 30 graus. Logo cedo, os termômetros marcavam 18 graus. O tempo deve continuar nublado e com chuva a qualquer hora do dia na terça e na quarta-feira.

- O sol só deve aparecer firme na sexta-feira. Temos a chegada de áreas de chuva do sul do país - afirma Alexandre Nascimento, da Climatempo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]