• Carregando...

Agentes visitam casas em 75 bairros de Curitiba

Começou nesta segunda-feira (22) em todo o país o Levantamento de Índice Rápido de Infestação (Lira) para dengue. A pesquisa nacional abrange 172 cidade e vai até 1º de novembro. Em Curitiba, 136 agentes coordenados pela Secretaria Municipal da Saúde visitarão os 75 bairros da cidade para verificar nas casas a existência de condições favoráveis para a proliferação do mosquito (Aedes aegypti) transmissor da dengue.

Leia a matéria completa

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse nesta segunda-feira que é uma questão de tempo o vírus tipo 4 da denguechegar ao Brasil:

- A dengue tipo 4 vai chegar, é só uma questão de quando vai chegar. Porque hoje com o encurtamento das distâncias, viagem de avião, comércio internacional, turismo, é praticamente impossível evitar que uma pessoa portadora do vírus 4 entre no Brasil - afirmou o ministro, lembrando que o tipo 4 não é o mais grave.

- Especialistas garantem que, mesmo que a doença entre agora, não seria um problema neste ano. Mas no ano que vem poderia haver um surto do tipo 4 - completou ele, durante encontro com sindicalistas da Força Sindical, em São Paulo.

Trata-se de uma variação do vírus da dengue com o qual os brasileiros ainda não tiveram contato, mas que já se manifestou em países que fazem fronteira com o Brasil, como a Venezuela. Três sorotipos da doença já são conhecidos dos brasileiros: o Den 1, o Den 2 e o Den 3. Atualmente, mais de 90% das pessoas que adquirem dengue são contaminadas pelo terceiro tipo de vírus.

Como não se pode eliminar o risco, o Ministério da Saúde tem feito o controle de casos da doença para detectar eventuais ocorrências do tipo 4, que pode ser trazido por turistas contaminados ou mosquitos transportados em cargas.

O governo federal já reconhece que há uma epidemia de dengue no país hoje, mas, se o tipo 4 conseguir cruzar a fronteira brasileira, a situação epidêmica pode ficar ainda mais grave. Apesar de todo o território nacional estar em perigo, existe atenção especial do governo com o Rio de Janeiro, um dos principais destinos turísticos do país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]