• Carregando...

O Ministério da Saúde lança nesta terça-feira a Campanha Nacional de Mobilização contra a Dengue. Nos nove primeiros meses deste ano, foram registrados mais de 480 mil casos da doença, o que representa aumento de mais de 50% em relação ao mesmo período de 2006. Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, já é possível afirmar que o país vive uma epidemia. O Paraná, com quase 45 mil doentes, está entre os estados com maior incidência de casos e ocupa a quarta posição, perdendo apenas para Mato Grosso do Sul, com mais de 72 mil casos; São Paulo com mais de 64 mil doentes; Rio de Janeiro com 51 mil.

- Este epidemia é preocupante por vários motivos. Principalmente pelas caracterísitcas do vírus, que possui quatro sorotipos e três já circulam pelo Brasil. É uma doença que pode matar e só será enfrentada adequadamente se houver uma grande mobilização da sociedade - disse o ministro.

Em 2002, a dengue atingiu 794 mil pessoas, mas o número havia caido para 345 mil no ano passado.

- O quadro deste ano é ruim e estamos fazendo a campanha antes do período de chuvas, quando o mosquito transmissor se prolifera. Ou seja, temos tempo para a prevenção, mas os resultados dependem da participação de todos - disse Temporão.

O tema da campanha deste ano é "Combater a dengue é um dever meu, seu e de todos. A dengue pode matar". A ação tem o objetivo de estimular a população a eliminar os locais de água parada, onde o mosquito transmissor se multiplica. Segundo Temporão, mais de 100 morreram vítimas da doença este ano.

- A dengue é um problema sério e mata. Neste ano, 1.076 pessoas tiveram a dengue hemorrágica, que é a forma mais grave da doença. Desse total, 121 morreram - afirmou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

A campanha começa em rádios e televisões das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Depois, passa para o Sul e Norte, onde será veiculada de 4 de Novembro a 16 de Dezembro. A estratégia, que também inclui a região Nordeste, prossegue até março de 2008. Além disso, serão distribuídos cartazes e fôlderes e estão sendo finalizadas parcerias com a iniciativa privada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]