• Carregando...
Dilma: cada vez mais isolada e pressionada por vários lados. | Ricardo Botelho/Brazil Photo Press/Folhapress
Dilma: cada vez mais isolada e pressionada por vários lados.| Foto: Ricardo Botelho/Brazil Photo Press/Folhapress

Os últimos meses não têm sido fáceis para a presidente Dilma Rousseff (PT) e seus aliados. A presidente precisa lidar com a ameaça de impeachment, de cassação via Tribunal Superior Eleitoral (TSE), perda de popularidade e de apoio no Congresso, além das preocupações com as crises econômica e política. Na agenda de preocupações de Dilma, também há as investigações da Operação Lava Jato que acabaram respingando em seu padrinho político, o ex-presidente Lula, e que podem respingar na própria presidente, além das polêmicas em relação à nomeação de Lula como ministro da Casa Civil. Nesta terça-feira (29), a agenda em Brasília pode ser decisiva para o destino da presidente. Confira o que está previsto para hoje na capital federal:

11 horas: Coletiva de imprensa da oposição

Os parlamentares da oposição realizam uma coletiva de imprensa para divulgar a estratégia para ampliar os votos pró-impeachment.

14 horas: Solenidade de projeto contra a corrupção

O Ministério Público Federal (MPF) realiza a entrega das assinaturas do projeto Dez Medidas Contra a Corrupção, que será entregue ao Congresso para tramitar como projeto de lei de iniciativa popular. Mais de 2 milhões de assinaturas foram colhidas. Às 14 horas, será realizada a cerimônia na Procuradoria-Geral da República (PGR) e em seguida um grupo de cem voluntários segue rumo ao Congresso para entregar as assinaturas. O projeto mostra que o MPF – e a Lava Jato, por consequência – contam com o apoio popular, justamente num momento em que o governo mais se vê envolvido nas investigações.

15 horas: Reunião do PMDB

Ficou marcada para esta terça-feira a reunião do PMDB que deve definir se a sigla abandona ou não o governo Dilma. A reunião será a portas fechadas em Brasília e o partido, que é o maior da coalizão, deve optar pela saída da base aliada. O PMDB tem 68 deputados em exercício na Câmara e a saída da sigla da base aliada ao governo pode complicar a vida de Dilma na busca de votos para escapar do impeachment.

16 horas: Entrega do projeto Dez Medidas Contra a Corrupção

Os voluntários que entregarão as assinaturas do projeto Dez Medidas Contra a Corrupção seguirão à pé da PGR até o Congresso para entrega das assinaturas. A partir daí, a proposta começa a tramitar como projeto de lei de iniciativa popular.

17 horas: Comissão do impeachment

A reunião da Comissão Especial que trata do processo de impeachment de Dilma na Câmara se reúne às 17 horas. A presidente tem 10 sessões para apresentar sua defesa por escrito. A décima e última sessão para apresentação da defesa deverá ser no dia 4 de abril.

19 horas: Vetos presidenciais

O Congresso marcou para as 19h a sessão deliberativa para apreciar 16 vetos presidenciais que estão trancando a pauta de votações da Casa. Entre os vetos estão aqueles feitos ao projeto que trata da repatriação de recursos do exterior, ao projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias e a outras matérias orçamentárias. A derrubada dos vetos seria mais um indicativo da fraqueza de Dilma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]