• Carregando...

O vice-governador Orlando Pessuti aproveitou a passagem pela Assembleia ontem para tratar de política. Ele participou da assinatura da ficha de filiação de pré-candidatos a deputado estadual e disse ter certeza de que vai conseguir empolgar o partido em torno do seu nome para a disputa ao governo do estado em 2010. Confira as principais declarações de Pessuti.

Falta de apoio

"Se não temos apoio ainda é porque nem todos estão integrados. É por isso que cobrei apoio maior da bancada e do governo. Mas mesmo sem ter o apoio declarado e o trabalho ferrenho dessas pessoas (secretários estaduais, deputados, membros do governo e do partido) estou com 8% de intenções de voto nas pesquisas. Quando todos se colocarem na campanha de corpo e alma vou subir e teremos uma eleição vitoriosa."

Atritos com Requião

"No momento apropriado, Requião vai trabalhar como meu principal cabo eleitoral. Intrigas e estremecimentos podem existir, mas o Requião será tão bom cabo eleitoral da minha candidatura como fui para ele nas campanhas para prefeito, senador e três vezes governador do estado. Já tive intrigas com Requião uma 50 vezes nesses 27 anos de convivência, mas sempre nos entendemos, tanto que ele me quis duas vezes como vice."

Divergências no PMDB

"Alguns defendem a coligação com o PSDB, outros com o PDT e a maior parte quer candidatura própria. São poucas as divergências para um partido dese tamanho. Os outros partidos têm mais tumulto. Eles têm problemas consaguíneos e familiares, como o ressentimento do (Euclides) Scalco com o afilhado Beto Richa (PSDB) e as pré-candidaturas de Alvaro Dias e Beto Richa dentro do PSDB. No PT discutem apoio a Osmar Dias (PDT) ou ao PMDB e ainda a candidatura própria. O Paulo Bernardo diz algumas coisas e a Gleisi (Hoff­­­mann) diz outras. No DEM, o (Abe­­­lardo) Lupion lidera o grupo que quer o Osmar, mas o Alceni (Guerra) e o (Eduardo) Sciarra querem o Beto. No PP, o Ricardo Barros defende aliança com o Osmar e os outros querem o Beto."

Candidatura própria

"De 7 eleições desde 1982, em seis delas o PMDB teve candidato ao governo. E em cinco, tivemos chapa puro-sangue e vencemos."

Bancada de deputados

"Tenho confiança plena que vamos eleger novamente 18 deputados. Já disse aos pré-candidatos que estão apreensivos que temos a melhor de todas as chapas porque ninguém vai fazer menos de 40 mil votos."

Aliança com o PT

Defendo que o PT deve ter candidato próprio a governador porque o partido vai lançar candidato a presidente. Mas, se isso não ocorrer, o mais lógico é que nos apoie porque devemos apoiar a Dilma (Rousseff)."

Governador

"Em abril (quando assumo no lugar de Requião, que vai se desincompatilizar para disputar o Senado), terei oportunidade com mais clareza de provar que tenho condições de governar o Paraná, coisa que alguns ainda duvidam. (...) Tenho certeza que terei o apoio de pelo menos 200 prefeitos do Paraná."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]