• Carregando...

O governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos, disparou telefonemas no fim de semana para dirigentes do PMDB. Defende que a pré-candidatura de Anthony Garotinho à Presidência seja suspensa agora, antes de qualquer convenção.

Desembarque 1 – Adversário da candidatura própria, Jarbas não está só. A cúpula do partido torce o nariz para a greve de fome iniciada pelo presidenciável. Alega que, em vez de fechar a boca, ele deveria explicar as ligações entre doadores de sua campanha e fornecedores do governo do Rio.

Desembarque 2 – Até o fim da tarde de ontem, nenhum dos caciques peemedebistas havia telefonado a Garotinho para manifestar solidariedade ou mesmo discordância com a greve de fome.

Ao que interessa – Enquanto Garotinho segue com sua greve, o PMDB discute a partir de hoje o documento da ala governista que pede a antecipação da convenção para maio.

Cinta larga – A greve de fome de Garotinho já alimenta o anedotário em Brasília. Estimulados pelo exemplo do presidenciável, vários senadores acima do peso estariam em busca de uma boa causa para entrar em forma.

Deixa disso – O senador José Jorge (PE) foi aconselhado por deputados do PFL a optar de imediato por concorrer à Câmara e desistir da disputa interna pela vaga de vice de Geraldo Alckmin, um candidato enroscado em dificuldades.

Critério seletivo – Diante da profusão de vaias para os políticos no 1.º de Maio da Força Sindical, Guilherme Afif (PFL) comentou: "Só não vaiaram dom Claudio Hummes, por medo de ir para o inferno, e o Paulinho, para garantir que haverá festa no próximo ano".

Modéstia à parte – Como parte do bombardeio publicitário da auto-suficiência, a Petrobrás está distribuindo em vôos nacionais uma revista de 34 páginas inteiramente dedicada ao tema. Na "reportagem" sobre a história da empresa, apenas dois presidentes da República são mencionados: Getúlio Vargas e – surpresa! – Lula.

Very important... – Há poucos dias, quando aguardava em Guarulhos seu embarque para a Cidade do México, José Dirceu perguntou a funcionária da Varig se poderia esperar em local reservado. Ela sugeriu a sala VIP. Ele explicou que estivera lá, e que a receptividade dos demais passageiros não havia sido das melhores.

... político – Pedido atendido, Dirceu fez outro: queria embarcar por último. A funcionária aquiesceu. Quando o ex-ministro finalmente entrou no avião, ela, por curiosidade, interfonou a um colega para checar a reação a bordo. "Não teve jeito. Vaiaram", respondeu ele.Método de reprodução – Impedido de voltar à Câmara, o mensaleiro-que-renunciou Pedro Corrêa (PP) tentará eleger a família. Um dos filhos será candidato a deputado por Pernambuco, e uma filha, por São Paulo. Ele conta com a ajuda de Paulo Maluf para eleger a moça.Perito amigo 1 – Sob a acusação de assinar perícias falsas, foi preso no Paraná Ary Fontana, nomeado pelo governador Roberto Requião (PMDB) para chefiar o Instituto de Criminalística do Estado.

Perito amigo 2 – Em 2002, coube a Fontana apontar falsidade de gravação na qual Requião supostamente dizia que, para se eleger, faria até "pacto com o diabo". Ricardo Molina, da Unicamp, havia atestado a autenticidade da fita.

TIROTEIO

* Do deputado Chico Alencar (PSol-RJ) sobre o "liberou geral" das alianças petistas:

– Delúbio disse que em dois anos o mensalão seria "piada de salão"’. Só errou no tempo: menos de um mês depois dos relatórios da CPI e do procurador-geral, o PT liberou a coligação com as siglas mensaleiras. A lambança derrotou a esperança.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]