• Carregando...

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, aproveita a novela da aprovação do Orçamento para encher os ouvidos de Lula com uma idéia: esquecer completamente a compensação aos estados pelas perdas com a Lei Kandir para concentrar recursos no aumento do salário mínimo.

Aqui mando eu 1 – O PP de Severino Cavalcanti continua podendo. O Ministério das Cidades ignorou solenemente o mapa de liberação de emendas que lhe foi enviado pela coordenação política do governo, dando de comer apenas a deputados do partido. É enorme a grita entre parlamentares de outras siglas, PT incluído.

Aqui mando eu 2 – Embora o caso de Cidades seja o mais crítico, pastas como Transportes e Integração Nacional também fizeram vista grossa às determinações do ministro Jaques Wagner, modificando por critérios próprios a lista de agraciados com liberações.

Esqueceram de mim – Enrolado no Orçamento e no plano emergencial para as rodovias, Paulo Bernardo será o último ministro a deixar Brasília neste ano-novo. Com reuniões até o final do expediente de amanhã, o titular do Planejamento chegará ao Paraná, seu estado, em cima da hora da ceia.

Conte outra 1 – A CPI dos Correios pretende promover uma acareação entre o segurança Francisco Carioca e o advogado Marcos Pinto. A comissão não engoliu a versão do primeiro, que ontem afirmou ter feito 27 saques bancários a pedido do segundo, que teria trabalhado para a Skymaster.

Conte outra 2 – "Ele se apresenta como um "laranja", mas não é o que nos parece", afirma o deputado tucano Antônio Carlos Pannunzio (SP). A Skymaster é suspeita de ter superfaturado contratos nos Correios. A empresa nega.

Não na frente... – Aldo Rebelo convocará reunião de líderes para tratar dos casos de Paulo Rocha (PT-PA) e José Borba (PMDB-PR), que renunciaram para escapar da cassação, mas continuam a atuar na Câmara como se nada tivesse acontecido. O presidente da Casa recomendará que ambos adotem "postura mais discreta".

... das crianças – Um veterano lembra que, em passado não muito distante, o renunciante voltava a circular na Câmara somente depois de algum tempo – e ainda assim de crista baixa. "Os de agora não têm vergonha nenhuma."

Taxímetro ligado – Em nova iniciativa para recuperar as finanças do PT, o tesoureiro Paulo Ferreira pretende recolher dízimo dos parlamentares do partido que aceitaram a remuneração proporcionada pela convocação extraordinária.

Letra morta – Em seu artigo 69, o Estatuto do PT, base para a cassação dos chamados radicais em 2003, veta receber pagamento por convocação extraordinária.

Exemplo do chefe – Como outros sete deputados, Aldo Rebelo (PC do B-SP) anuncia intenção de doar o pagamento extraordinário a instituição de auxílio a carentes. Ele fez isso na convocação anterior.

Amortecedor – Velho conhecido de Márcio Thomaz Bastos, o presidente do PMDB, Michel Temer, telefonou antes de enviar ao ministro da Justiça carta em que condena suas declarações a favor de "policiamento preventivo" das contas dos partidos em 2006.

Camisa-de-força – A Assembléia de Alagoas zerou o percentual de remanejamento de verbas do governador Ronaldo Lessa (PDT). Qualquer mudança orçamentária terá de ser submetida ao Legislativo.

TIROTEIO

* Do senador Demóstenes Torres (PFL-GO) sobre Lula, que defendeu investimento em educação para que, no futuro, o país não gaste "em cadeia":

– O preconceito do presidente é enorme. Ele deveria ir à escola para aprender a respeitar os pobres que imagina defender.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]