• Carregando...

A Central de Atendimento ao Eleitor nas sedes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) das maiores cidades do estado estarão de plantão neste fim de semana e no feriado do Dia do Trabalho para atender os eleitores que deixaram para a última hora o pedido de transferência de domicílio eleitoral, ou o primeiro título. O prazo para mudança e cadastramento que será válido para as eleições deste ano termina na quarta-feira, dia 3 de maio.

O movimento na central do TRE em Curitiba triplicou nesta semana e somente ontem a Justiça Eleitoral atendeu um pouco mais de 1.500 eleitores. A média diária de atendimento em períodos normais é de 500 pessoas. Em anos eleitorais anteriores, a central chegou a atender 4.100 pessoas no último dia do prazo. Mas todos que comparecem à sede do TRE foram atendidos. Na quarta-feira, quem estiver na fila até as 18 horas recebe uma senha e tem atendimento garantido. O novo título é entregue no mesmo dia.

Muitos eleitores que esperavam na fila ontem não precisavam ter ido ao TRE. É o caso de pessoas que perderam o título e querem solicitar a segunda via do documento. "Esses eleitores têm até o dia 21 de setembro para requerer a segunda via", diz Alessandra Luiz, chefe da central de atendimento.

A espera para conseguir ser atendido pode chegar a uma hora nesses dias de maior movimento. Os funcionários estão fazendo triagem na porta da central, indicando falta de documentos, para que a pessoa não espere à toa. A maior parte dos eleitores que não consegue fazer o título no mesmo dia deixa de cumprir uma das exigências da Justiça Eleitoral, que é a apresentação de um comprovante de residência de no mínimo três meses de moradia no novo endereço. "Tem muito eleitor que vem com conta de luz deste mês. Tem que ser, no mínimo, de janeiro. Se for mais recente, não podemos aceitar", diz Alessandra Luiz.

Com todos os documentos em mãos, o marceneiro Adriano da Silva foi à sede do TRE ontem pedir o primeiro título. Ele completa 18 anos em novembro e procurou a Justiça Eleitoral não por interesse cívico, mas para poder ter o documento. "Se for fazer um concurso, ou outros motivos que pedem, já terei o título. Mas não sou muito a fim de votar, não", disse Silva, que não procurou a central de atendimento antes porque o ritmo de trabalho não permitia. Ontem pediu autorização do patrão para fazer o documento.

A expectativa da direção do TRE-PR é que o número de eleitores neste ano no estado chegue a 7,1 milhões. Mas esse número pode ser superado, já que até fevereiro, no último levantamento realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral, já havia 7.015.414 eleitores cadastrados no Paraná. Nas eleições municipais de 2004, o número de votantes no estado foi de 6,9 milhões de eleitores. Curitiba e região metropolitana concentram um terço do total.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]