• Carregando...

O TRE de Curitiba atendeu semana passada 10 mil pessoas que pediram a transferência do domicílio eleitoral ou tiraram o primeiro título. A média de atendimentos em uma semana é 1.500. O grande movimento na sede do tribunal foi em função do final do prazo para fechar o cadastramento para participar do referendo do desarmamento. O prazo terminou sábado, três meses antes da data do referendo, marcado para o dia 23 de outubro.

O tribunal não tem os números finais de todos os atendimentos no Paraná já que essas informações estão sendo processadas no Tribunal Superior Eleitoral. O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos. O eleitor que estiver fora do país na data do referendo tem até 30 dias, após o seu retorno, para se justificar perante a Justiça Eleitoral. Quem estiver no país mas fora de seu domicílio eleitoral no dia do referendo terá 60 dias para regularizar sua situação.

As duas frentes parlamentares que representarão os movimentos e farão campanha contra e a favor da lei que proíbe a venda de armas no país já foram registradas pela Mesa do Congresso Nacional. A Frente Parlamentar por um Brasil sem Armas, será comandada pelo presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e a Frente Parlamentar pelo Direito da Legítima Defesa será presidida pelo deputado Alberto Fraga (PFL-DF).

Nesta semana, o TRE começou a convocar os mesários que trabalharão no dia da eleição. Em novembro será aberto o processo de cadastramento para as eleições do próximo ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]