• Carregando...
 | Valter Campanato/ABr
| Foto: Valter Campanato/ABr

O casamento do filho do meio do governador Beto Richa (PSDB), André, serviu de ponto de encontro para aliados políticos. Além do grupo de amigos locais do governador, apareceram algumas celebridades nacionais, como o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) e... Os políticos tiveram bastante tempo para conversar mesmo antes do início da cerimônia, já que os noivos entraram praticamente uma hora atrasados na Igreja Santa Terezinha, Curitiba. Tradicionalmente, eventos sociais do gênero servem para medir o prestígio do anfitrião. Beto, pelo jeito, está bem. Pelo menos com os tucanos.

Solução britânica

Em meio à briga interna que divide o PSDB nacional, o governador de São Paulo, o tucano Geraldo Alckmin (foto), sugeriu imitar os britânicos para fazer frente ao governo Dilma Rousseff e estancar a perda de força da oposição. Ele propôs que os oposicionistas criem um "shadow cabinet" (gabinete das sombras) para monitorar os passos do governo. Na Inglaterra, quando o primeiro-ministro monta sua equipe, a oposição faz o mesmo, indicando "ministros paralelos" para fiscalizar cada um dos dirigentes oficiais das respectivas áreas de gestão.

Para pensar...

"A criação de novo estado gera gastos para todo o país. Você não é ouvido e vai pagar parte da conta."

Cristovam Buarque, senador (PDT-DF), sobre os plebiscitos que podem dividir o Pará em três estados diferentes.

Se passa...

Uma PEC que tramita na Câmara Federal quer obrigar prefeitos, governadores e presidente a elaborar e, principalmente, cumprir um plano de metas com base nas propostas da campanha eleitoral registradas na Justiça Eleitoral. O objetivo da proposta, a 10/11, segundo o deputado federal Luiz Fernando Machado (PSDB-SP, foto), é evitar que promessas de eleição não sejam colocadas em prática e decepcionando o eleitor. Com a chamada PEC da Responsabilidade Eleitoral, os chefes dos executivos municipais, estaduais e federal deverão, em até 120 dias após a posse, encaminhar às câmaras municipais, assembleias legislativas ou ao Congresso Nacional o plano de metas de sua gestão.

Deficiência

A Assembleia Legislativa do Paraná discute na segunda-feira se a visão monocular é ou não uma deficiência física. O projeto de lei do deputado Caíto Quintana (PMDB) diz que sim. Se a proposta for aprovada, quem enxerga com apenas um olho passa a ter os mesmos direitos de quem sofre de outras deficiências, como preferência em filas e ônibus ou até mesmo cotas em concursos públicos.

STJ

A CCJ do Senado analisa as indicações para três vagas de ministro do Superior Tribunal de Justiça na terça-feira. Ricardo Villas Bôas Cueva, Antonio Carlos Ferreira e Sebastião Alves dos Reis Júnior serão sabatinados pela comissão. Se aprovados, os nomes seguem para a votação no plenário da Casa. Os três foram indicados pela OAB.

Dilma em livro

A história da família da presidente Dilma Rousseff virou tema de um livro escrito pelos jornalistas Jamil Chade, brasileiro, e Momchil Indjov, búlgaro. Os dois repórteres fazem em Rousseff – livro da editora Virgiliae – um paralelo entre a vida da presidente e do irmão que ela nunca conheceu, Luben. Filha de búlgaro, Dilma lutou contra a ditadura militar no Brasil e fez parte de grupos que defendiam a implantação do comunismo no país. Luben foi perseguido pela ditadura comunista na Bulgária por ter se filiado na juventude a um partido social-democrata.

Pinga-fogo

"Quando peguei esse país, só tinha miserável. E eu, operário sem um dedo, fiz mais que o Bill Gates, Steve Jobs e esses aí."

Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidentre da República, em mais uma sessão de autoelogios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]