• Carregando...
Deputado Paulo Piau (PMDB-MG) | José Cruz/ABr
Deputado Paulo Piau (PMDB-MG)| Foto: José Cruz/ABr
  • Deputado Artagão Júnior (PMDB)
  • Ex-deputado federal José Genoino (PT)

Deputados da bancada evangélica buscam o apoio dos ruralistas para barrar a autorização da venda de bebidas alcoolicas em estádios de futebol, prevista em um artigo da Lei Geral da Copa. Em troca, os evangélicos estariam oferecendo apoio para aprovar o relatório do Código Florestal, apresentado pelo deputado Paulo Piau (PMDB-MG, foto). As alterações feitas por Piau não agradaram ao Planalto. Se a articulação funcionar, poderá resultar em derrotas importantes ao governo no Congresso. Juntas, as duas bancas tem mais de 170 deputados. A estratégia de juntar forças foi traçada pelos deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e João Campos (PSDB-GO) , íder da bancada evangélica. A proposta foi levada no fim da semana para o líder ruralista Moreira Men­­des (PSD-RO). Segundo ele, aideia será discutiva pela bancada na segunda-feira.

Animais perigosos

O deputado Artagão Júnior (PMDB, foto) vai provocar mais uma mobilização das ONGs de defesa dos direitos dos animais. Projeto apresentado pelo deputado prevê regras para animais "perigosos ou potencialmente perigosos" no estado. Entre outras previsões, a proposta diz que não será permitido manter raças violentas (como dobermann, pit bull e rottweiler) em apartamentos e condomínios residenciais. Além disso, o projeto proíbe a realização de feiras para venda ou doação de animais em praças públicas no estado. As ONGs de animais vêm mostrando força nos últimos anos, impedindo a aprovação de propostas que contrariem o movimento.

Sete anos

A velha discussão sobre o mandato dos ministros do Supremo Tribunal Federal volta à Câmara dos Deputados. Proposta de Emenda à Constituição de Nazareno Nonteles (PT-PI) determina que os indicados ao posto ficariam só sete anos, sem direito a recondução. "Na Alemanha, por exemplo, o Tribunal Constitucional Federal é composto por dezesseis mem­­­bros, com mandatos de 12 anos, vedada a recondução", diz o deputado.

Idosos

O governo federal estuda criar uma secretaria especial para tratar de políticas relacionadas ao idoso. O novo órgão, que seria chamado de Secretaria Nacional do Idoso, deverá ficar vinculado ao Ministério da Previdência. A ideia foi revelada pelo ministro da pasta, Garibaldi Alves, após reunião com centrais sindicais para discutir o fim do fator previdenciário.

Em alta: João do Suco

O líder do prefeito Luciano Ducci na Câmara de Curitiba virou, de uma hora para outra, o sucessor "natural" de João Cláudio Derosso. Deve ser eleito presidente nesta segunda-feira.

Em baixa: Os "donos da bola"

Na mesma semana, caíram de seus cargos João Cláudio Derosso (da Câmara de Curitiba), Ricardo Teixeira (da CBF) e Romero Jucá (da liderança do governo no Senado). Todos esta­vam em seus postos há muito tempo.

Pinga-fogo

"É o AI-5 eleitoral. Já recorri porque se trata de um erro técnico."

Do ex-deputado federal José Genoino (PT), questionando a resolução do Tribunal Superior Eleitoral de retirar das eleições municipais candidatos que tiveram as contas de campanhas anteriores rejeitadas. Genoino afirmou que vai recorrer ao TSE, mesmo sem a intenção de participar do pleito neste ano.

* * * * * *

Colaborou: Rogerio Waldrigues Galindo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]