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O Aerolula, comprado em 2005, custou o equivalente a R$ 98 milhões: substituto pode custar até cinco vezes mais |
O Aerolula, comprado em 2005, custou o equivalente a R$ 98 milhões: substituto pode custar até cinco vezes mais| Foto:

Veja quais foram os aviões presidenciais brasileiros até hoje:

1941 – Lockheed L-18 - Comprado por Getúlio Vargas.

1954 – Vickers Viscount - Dois aviões comprados por Juscelino Kubitschek.

1968 – BAC 1-11 - Comprado pelo general Costa e Silva.

1976 – Boeing 737-200- Dois aviões comprados pelo general Ernesto Geisel, apelidados de Sucatinha.

1986 – Boeing 707-320 - Duas aeronaves compradas por José Sarney e apelidadas de Sucatão.

2005 – Airbus A319CJ - É o atual avião presidencial, conhecido como Aerolula.

Caso a presidente eleita Dilma Rousseff decida mesmo trocar o avião presidencial no início do seu mandato, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu a entender que poderá ser feito, será a substituição mais precoce na história da Presidência. Até hoje, sete aeronaves serviram o governo federal desde 1941, quando Getúlio Vargas fez a primeira compra. A média de idade na substituição foi de 11 anos. O atual avião presidencial, batizado informalmente de Aerolula, foi comprado em 2005 e tem, portanto, apenas cinco anos de uso.O principal argumento que justificaria a substituição do avião usado atualmente por Lula é a sua baixa autonomia. O Aerolula tem 8,5 mil quilômetros de autonomia, o que não permite, por exemplo, uma viagem sem escalas do Brasil à Ásia. Nesta semana, quando perguntado sobre a intenção do Gabinete de Segurança Institucio­­­nal de comprar um novo avião, Lula chegou a dizer que as escalas feitas pela comitiva brasileira são "humilhantes".

"Acho que o Brasil precisa de um avião com maior autonomia para o presidente da República viajar", disse Lula. O avião usado por ele tem 12 horas de autonomia de voo. Segundo Lula, isso é uma vergonha porque o avião tem de fazer várias escalas em viagens de longa distância. Por medida de segurança, o Aerolula sempre reabastece antes de completar o ciclo de 12 horas no ar. O Sucatão, avião utilizado pela equipe de apoio às viagens presidenciais, tem autonomia ainda menor. O avião não pode permanecer em voo por mais de seis horas. As restrições obrigam os auxiliares do presidente a fazer sucessivas escalas nas viagens internacionais. Caso o novo avião fosse comprado, o Aerolula poderia passar a fazer o papel que hoje é feito pelo Sucatão, de aeronave auxiliar da comitiva.

"O Brasil não pode ser um país grande do jeito que é e ter um comportamento humilhante lá fora, onde, muitas vezes o Sucatão nem pode parar. Se o Brasil comprar um avião, compra orgulhosamente, sobretudo para encher o tanque com os nossos caças no ar, porque o Sucatão já está prá lá de Bagdá", disse.

Mais caros

Os dois modelos que estariam sendo avaliados pela Presidência, o Airbus A330-MRTT e o Boeing 767, são consideravelmente mais caros do que o Airbus A-319 usado por Lula. O Aerolula custou, em 2005, o equivalente a R$ 98 milhões. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o governo australiano comprou um A330-MRTT por R$ 519 milhões. No entanto, negociações de aeronaves são sempre flexíveis e dependendo dos detalhes podem variar muito o preço.

Lula diz acreditar que Dilma não enfrentaria resistência para comprar o novo avião. "Acabou aquela bobagem do Aerolula. Fiquei até chateado porque agora vou deixar a Presidência e não vou levar o avião comigo. Vocês poderiam fazer uma campanha para o avião vir comigo", brincou Lula nesta semana.

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