Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Decisão

TSE mantém governadora do RN no cargo

Ministro concedeu liminar em mandado de segurança impetrado pela defesa da governadora contra decisão do TRE do RN que cassava o diploma

Em decisão individual na noite desta sexta-feira (24), o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Marco Aurélio Mello, manteve no cargo a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), eleita em 2010.

O ministro concedeu liminar em mandado de segurança impetrado pela defesa da governadora contra decisão do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do RN que cassava o diploma e tornava Rosalba inelegível por suposta prática de abuso de poder político nas eleições municipais de 2012.

A decisão do TRE-RN se deu em ação contra Rosalba e a prefeita afastada de Mossoró, Cláudia Regina (DEM), por suposta utilização "com fins eleitoreiros" de máquinas para perfuração de um poço em uma comunidade carente do município. Segundo a acusação, a perfuração ocorreu a cinco dias das eleições de 2012.

Em sua defesa no TSE, Rosalba argumentou que não era candidata em 2010, e que o TRE-RN foi além do que decidira o juiz de primeira instância. Pediu suspensão do afastamento até julgamento final do processo e anulação da decisão do TRE-RN.

Marco Aurélio considerou que eventuais recursos precisam ser analisados antes do cumprimento da decisão do TRE-RN, e que o "revezamento na chefia do Executivo" deve ser evitado.

O ministro também lembrou decisão tomada pela ministra Laurita Vaz em dezembro do ano passado, quando concedeu outra liminar que manteve Rosalba no cargo. Na época, a governadora teve o mandato cassado por uso excessivo do avião do governo para ir a Mossoró na campanha eleitoral de 2012.

A decisão do TSE motivou o cancelamento da convocação extraordinária da Assembleia Legislativa do RN, que empossaria o vice-governador Robinson Faria (PSD) no cargo amanhã de manhã.

Apesar da possibilidade agora afastada por ora de perda do mandato, Rosalba manteve a agenda prevista para hoje, e chegou a anunciar reajuste salarial para os professores da rede pública.

Na única vez que se pronunciou sobre o assunto, a governadora disse que tinha a "consciência tranquila", pois estava "trabalhando com honestidade e seriedade e fazendo valer o dinheiro do povo".

Advogado de Rosalba, Felipe Cortês disse já esperava a decisão do TSE. "No nosso entendimento esta posição do TRE já está superada e acredito que não teremos mais problemas a partir de agora", disse.

Única governadora do DEM no país, Rosalba enfrenta dificuldades políticas e administrativas na gestão. Perdeu no final do ano passado os apoios de partidos como PR e PMDB e teve a pior avaliação entre os governadores do país em pesquisa de dezembro passado do Ibope.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.