• Carregando...

O presidente estadual do Paraná, Valdir Rossoni (PSDB), foi convidado pelo diretório nacional para participar de uma reunião no dia 12 de dezembro, em Brasília. A conversa terá a presença do senador Alvaro Dias e da bancada federal tucana. Rossoni disse que não sabe exatamente a pauta do encontro, mas não há dúvidas que vão tratar da sucessão no Paraná.

Pendência – O presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão (PSDB), continua mobilizado para que o partido realize uma prévia no início do ano para definir quem será o candidato do PSDB ao Senado. Confiante no voto da maioria dos convencionais, diz estar preparado para disputar com o senador tucano. Para Alvaro Dias, a proposta vem fora de hora. Janeiro, segundo ele, é mês de trabalho na CPI e de férias.

Confortável – Os aliados mais próximos do governador Roberto Requião (PMDB) não precisam de emendas ao orçamento para conseguir a liberação de recursos para suas bases eleitorais. O primeiro secretário da Assembléia Legislativa, deputado Nereu Moura (PMDB), acaba de anunciar o repasse de meio milhão de reais, a fundo perdido, para o município de Pato Branco investir em infra-estrutura. Outros R$ 450 mil já foram autorizados para escolas e sinalização. "É o bônus de ser governo", disse.

Certeza – Os entusiastas de Osmar Dias (PDT) estão com discurso afinado para confirmar que o senador é candidato e qualquer informação contrária é mera especulação. "Quem pensa que ele não é, está enganado", diz o deputado estadual Luiz Carlos Martins (PDT). "E tem mais: a história e a trajetória dele vão pesar na eleição". Na sexta-feira, Osmar Dias fez discurso ácido contra a política do governo do estado em relação aos transgênicos durante Encontro dos Cooperativistas do Paraná, em Curitiba.

Rigor – O prefeito de Almirante Tamandaré, Vilson Goinski (PMDB), adotou uma postura radical para tentar diminuir a criminalidade no município. Assinou decreto na sexta-feira determinando o fechamento dos bailões na cidade a partir 15 de fevereiro. Dessa data em diante a prefeitura não vai mais expedir alvará para funcionamento das casas noturnas. O prazo foi dado para os empresários mudarem de ramo. Outra medida que já está em vigor é o fechamento dos bares a partir das 23 horas.

Define – O governador Roberto Requião (PMDB) acompanha o chefe de gabinete, deputado Vanderlei Iensen (PMDB), na quarta-feira, na convenção das lideranças evangélicas da Igreja Assembléia de Deus no Paraná, em Foz do Iguaçu. O encontro religioso também servirá para o representante da Igreja na Assembléia Legislativa definir seu futuro político. Depois de discutir com a comunidade evangélica, Iensen decide se será candidato à reeleição ou se ajuda a coordenar a campanha de reeleição do governador em 2006.

Próximos – O relacionamento entre o prefeito Beto Richa (PSDB) e o governador Roberto Requião (PMDB) está cada vez mais estreito. O tucano é o convidado especial do governador na solenidade que vai batizar a Usina de Salto Caxias como Usina Hidrelétrica Governador José Richa. A homenagem ao pai de Beto será na quinta-feira, às 15 horas, na própria Usina localizada entre os municípios de Capitão Leônidas Marques e Nova Prata do Iguaçu.

Negócios – A Assembléia Legislativa recebe na quarta-feira uma delegação italiana de empresários, políticos e representantes de órgãos públicos. O grupo convidado pelo deputado Mauro Moraes (PMDB) vem assinar convênios, de cooperação nas áreas de educação, saúde, economia, turismo, cultura e política. Segundo o deputado, há interesse dos italianos nas áreas de importação e exportação agroindustrial.

Saindo – O secretário de Desenvolvimento Urbano, Renato Adur, promove na quarta-feira, em Foz do Iguaçu, o último encontro de líderes políticos para discutir os programas do governo. O ex-deputado também prepara sua despedida oficial do cargo com uma apresentação na Escola de Governo, no dia 13. Adur deixa a pasta para cuidar de negócios particulares, mas permanece no grupo político do PMDB e é tido como reserva técnica para uma eventual candidatura a vice-governador em 2006.

Pinga-fogo

* "Entra governo e sai governo e ninguém tem proposta. A RPC é a única que tem plano de governo". A avaliação é do presidente estadual do PT, deputado André Vargas, sobre o documento final do Fórum Futuro 10 Paraná promovido pela RPC-Gazeta do Povo.

* O ex-deputado federal Luciano Pizzatto (PFL) está aproveitando palestras para reforçar sua campanha para tentar retornar à Câmara Federal.

* Na sexta-feira, falou sobre reforma política em encontro promovido pelo Movimento Pró-Paraná, na Assembléia Legislativa.

* O deputado estadual Reni Pereira (PSB) tem audiência com o ministro da Ciência e da Tecnologia e colega de partido, Roberto Amaral, na quarta-feira, para entregar cópia da lei de sua autoria que cria o pólo tecnológico de Foz do Iguaçu.

* O deputado vai reivindicar que o Paraná seja contemplado com a distribuição de indústrias que estão se instalando no país.

* Representantes do Banco do Brasil farão apresentação na Escola de Governo na terça-feira.

* Um dos assuntos é a transferência das contas do funcionalismo público do Itaú para o banco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]