• Carregando...

Os vereadores da base do prefeito Beto Richa (PSDB) disseram que a ida do presidente da Urbs, Paulo Schmidt, na semana passada à Câmara Municipal, já esclareceu tudo. Na ocasião, porém, o próprio Schmidt havia concordado que seria interessante que os vereadores convocassem Sidney Martins e Ricardo Smijtink.

Lento – Durante reunião, a Comissão Especial de Investigação (CEI) da Propaganda no Governo decidiu ontem dar mais dez dias de prazo, (já foram dados outros dez), para o secretário de Comunicação, Aírton Pisseti, enviar as informações sobre os gastos com publicidade no estado pedidos pelos deputados. Pisseti se ofereceu para prestar as informações pessoalmente à comissão, mas a proposta não foi bem recebida pela maioria. "Vamos perguntar o que sem documentos? A partir do material é que vamos fazer triagem e estabelecer uma linha de trabalho", afirmou o relator, Reni Pereira (PSB).

Demora – Para o deputado estadual Dobrandino da Silva (PMDB), presidente da CEI da Propaganda, a demora no envio, por parte do governo estadual, de documentos sobre gastos com publicidade se dá pelo fato de ser muito material. "Deve ter bastante documento. Demora para juntar tudo."

Inusitado – Duas propostas surpreenderam os deputados ontem durante a reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembléia: um projeto criando o Dia do Samurai, de autoria de Rui Hara (PSDB), e outro instituindo o Dia do Dançarino de Salão, proposto por Péricles de Mello (PT). O relator do projeto de Hara, Luiz Carlos Martins (PDT), não titubeou em emitir parecer favorável, com bom-humor. "Não dá pra contrariar um samurai."

Correção – O Tribunal de Justiça vai dar aumento salarial de 3,14% aos servidores ativos e inativos. O reajuste será retroativo a janeiro. A mensagem depende de parecer do relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Reni Pereira (PSB). Com isso, a folha de pagamento vai passar de R$ 7,6 milhões para R$ 7,9 milhões. Depois do parecer, o projeto será votado no plenário.

Enfrenta – O desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ), Rosene Arão de Cristo Pereira, que está obrigando o governo do estado a prestar informações à oposição, mostrou que não teme emitir decisões contra qualquer poder. Rosene havia sido o desembargador que manteve a decisão de cortar os salários excedentes de 22 servidores do Tribunal de Contas do Estado (TC) que foram promovidos de forma irregular.

Articulação – O presidente estadual do PP, deputado federal Ricardo Barros, fez um apelo aos deputados do partido para que estimulem candidaturas próprias a prefeito nos 30 principais municípios do Paraná. Em Curitiba, a intenção é brigar pela vice de Beto Richa (PSDB).

Tributo ruim – "A percepção geral é de que a CPMF é um tributo de péssima qualidade, por reunir dois defeitos graves: cumulatividade (incidir em cascata) e regressividade (impossibilidade de discriminar contribuintes por níveis de renda)." A frase, acreditem, é do deputado federal petista Dr. Rosinha (PT-PR).

Redução gradual – Dr. Rosinha entende, ao contrário do governo federal, que a CPMF não deve ser simplesmente prorrogada nos atuais moldes. Mas não defende que seja eliminada. "A melhor política seria prever um programa de redução gradual da alíquota da CPMF, até um percentual de 0,1%, cujos recursos seriam integralmente destinados ao Fundo de Combate à Pobreza." Com a alíquota praticamente simbólica, haveria fiscalização tributária. Hoje, a alíquota da CPMF é de 0,38% sobre o valor da movimentação financeira.

***

"Parece que teme tornar pública a real situação da Urbs. A Câmara Municipal de Curitiba não quer apurar o que está ocorrendo."

Do vereador André Passos (PT), ao ter negado o pedido para que o Legislativo curitibano convocasse o ex-procurador jurídico da Urbs, Sidney Martins, e o diretor financeiro afastado do órgão, Ricardo Smijtink, para que explicassem denúncias de desvios de dinheiro na empresa.

***

Pinga-Fogo

O 1.º vice-presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Carlópolis, Isaac Tavares da Silva, estará em Brasília nesta quarta-feira para entregar ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e aos presidentes da Câmara Federal, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), uma pauta de reivindicações das 399 prefeituras do estado.

*** Dentre elas, o aumento do Fundo de Participação dos Municípios, a regulamentação da Emenda Constituicional 29, que estabelece o que é investimento em saúde, e a destinação de 10% da CPMF para os municípios.

*** A Assembléia aprovou ontem o projeto que cria no Paraná o Prêmio Kasato Maru, concedido a todos que prestarem serviços para destacar a comunidade nipo-brasileira nas áreas de comunicação, esporte, cultura, educação, ciência, dentre outras.

*** A proposta é do deputado Luiz Nishimori (PSDB).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]