• Carregando...

Depois de uma semana interditado, o Túnel Rebouças, principal ligação das zonas Norte e Sul do Rio de Janeiro, foi totalmente reaberto no início da manhã desta quarta-feira. A galeria no sentido Norte-Sul foi reaberta às 5h pelo secretário municipal de Transportes, Arolde de Oliveira, que fez a travessia do túnel a frente de uma caravana de carros e ônibus.

Com a reabertura do túnel, o tráfego volta à normalidade, mas a Secretaria municipal de Obras não descarta a possibilidade de fechar novamente a galeria Norte-Sul se voltar a chover forte. O Climatempo prevê chuvas fortes chuvas durante o feriado. De acordo com o secretário de Transportes, as obras de contenção devem durar seis meses aproximadamente e, por enquanto, o acesso ao Cosme Velho continuará fechado.

O Túnel Rebouças fechou ao tráfego na noite de terça-feira passada, dia 23, depois que um deslizamento de terra da encosta do Morro Cerro Corá bloqueou o acesso à galeria entre o Cosme Velho e a Lagoa , na pista sentido Zona Sul. Na segunda-feira, dia 29, começou um esquema especial que permitia a liberação das galerias no sentido Zona Norte , entre 5h e 15h, com inversão de mão para o sentido Zona Sul entre 16h e 24h.

O deslizamento de terra da encosta pode ter ocorrido em razão das fortes chuvas de semana passada ou devido a um vazamento de tubulação da Cedae no morro. Um laudo da Geo-Rio com as conclusões deve ser divulgado na semana que vem. Relatório parcial apontou o vazamento como causa principal da queda de barranco. A polêmica abriu uma crise entre a Prefeitura do Rio e a Companhia Estadual de Água e Esgoto(Cedae ), apontada pela administração municipal como responsável pelo episódio. O presidente da Cedae, Wagner Victer, e o secretário de Obras do município, Eider Dantas, trocaram farpas pela imprensa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]