• Carregando...
Discussão do projeto Cidade Modelo: parceria internacional para avaliar a democracia em Curitiba | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Discussão do projeto Cidade Modelo: parceria internacional para avaliar a democracia em Curitiba| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Transformar Curitiba em um referencial brasileiro em transparência e participação popular. É com esse propósito que foi criado o projeto Cidade Modelo – que, ao longo de cinco anos, pretende fazer da capital paranaense a cidade mais democrática do país. De iniciativa do Instituto Atuação – formado por um grupo de universitários que tomaram para si o ideal de mudar a política nacional–, o projeto foi lançado na semana passada, e teve suas primeiras propostas divulgadas na sexta-feira.

INFOGRÁFICO: Confira os países que serviram de modelo para a elaboração do projeto

São essas propostas que irão sustentar os próximos passos do projeto. Elaboradas por um grupo de pessoas que trabalha diretamente com assuntos de interesse público – como professores, jornalistas e integrantes de organizações sociais –, as ideias foram pensadas para causar impacto estrutural em Curitiba e, dessa maneira, fomentar a participação democrática dos moradores da cidade. "A intenção é realmente transformar Curitiba na cidade mais democrática do Brasil, com foco em transparência e participação", explica o diretor-presidente do Instituto Atuação, Pedro Veiga.

Pilares

As propostas discutidas levam em conta três pilares considerados essenciais para o desenvolvimento do projeto: conscientização e cultura política dos cidadãos, fomento da participação social e transparência.

Ao longo dos próximos cinco anos, a intenção é pôr em prática as ideias criadas a partir desses pontos essenciais. Isso inclui a catalogação e criação de um banco de conteúdos e metodologias para ensino de assuntos políticos nas escolas; elaboração de materiais paradidáticos e criação de eventos nos moldes de um "Startup Weekend", no qual estudantes, líderes comunitários e potenciais empreendedores da sociedade civil seriam convidados a participar . Também entram na lista levantamentos para analisar os portais de transparência do poder público. "São várias análises que contemplarão, também, toda a questão de participação, quais as ferramentas de participação e qual o nível de engajamento da população", diz Veiga.

Parcerias

Entre as várias parcerias do Instituto Atuação conquistadas para o desenvolvimento projeto Cidade Modelo está a do Economist Intelligence Unit (EIU), grupo da marca The Economist, companhia multinacional de comunicação com sede em Londres.

Responsável por pesquisas de mensuração de democracia em vários países, o EIU irá realizar um recorte sobre a situação da democracia em Curitiba. "É o primeiro recorte deles em uma cidade do Brasil", afirma Veiga. O resultado dará ainda mais respaldo aos pesquisadores do projeto, que terão uma melhor ideia do ambiente onde estão trabalhando.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]