• Carregando...

Perfil

Omar Sabbag Filho (PSDB), 54 anos

Cidade natal: Curitiba

Profissão: engenheiro. Fez parte da equipe de governo de Beto Richa.

Região que representa: Nenhuma em específico.

Votação: 5.498 votos – 27 ° colocado.

Bandeiras políticas: visão de longo prazo e percepção de Curitiba como metrópole. Defende implantação do metrô, manutenção urbana, recuperação de bacias hidrográficas, educação, segurança urbana, mobilidade e acessibilidade.

Omar Sabbag Filho (PSDB) teve um lugar privilegiado para acompanhar de perto a construção de obras importantes em Curitiba na década de 70. Na adolescência, participou da construção do viaduto do Capanema, da Rodoferroviária e da Avenida Marechal Floriano Peixoto, sempre ao lado do pai, o prefeito de Curitiba na época, Omar Sabbag. A convivência fez com que o filho decidisse por cursar Engenharia Civil, na juventude, e por seguir carreira política, por volta dos 50 anos, sendo eleito vereador em 2008.

Omar Filho lembra que saía do colégio, por volta do meio dia, e ia para a prefeitura, onde pegava carona com o pai para ir almoçar. Antes de ir para casa, o prefeito decidia vistoriar algumas obras e lá ia o filho cheio de curiosidade atrás do pai. Omar Filho pretende seguir uma linha semelhante do pai na Câmara, com cuidado especial ao meio ambiente. "Como meu pai, engenheiro sanitarista, nossa proposta enfática para a área ambiental é recuperação de bacias hidrográficas", afirma.

O eleito é casado e tem uma filha. Apesar de conviver desde a infância com a política, só decidiu se candidatar pela primeira vez em 2008. Achava que ainda não era o momento. "A oportunidade surgiu no passado, mas as condições não eram favoráveis", diz. "No ano passado, muitos me incentivaram e me pareceu que, enfim, era o momento adequado." Desde 2004 ele é filiado do PSDB.

Antes disso, foi secretário municipal de obras públicas na década de 80. De 2005 para cá, quando Beto Richa (PSDB) assumiu a prefeitura, Sabbag Filho foi superintendente da Secretaria de Planejamento e Coordenação, diretor do departamento de governo e superintendente de manutenção urbana. É professor licenciado de saneamento ambiental da UFPR. "Me coloco como um político que pretende ser inovador. Não sou político que tem carreira política, mas sou um político que teve trajetória técnica."

Metrô

Ele defende a proposta de implantação do metrô, que já se discutia quando o pai dele era prefeito. "A proposta vem no momento certo. Lembro que em 1970, quando meu pai era prefeito, houve um primeiro movimento a favor da idéia de Curitiba vir a ter metrô." Após quase 40 anos, o vereador eleito acha que chegou a hora certa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]