• Carregando...
 | Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
| Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr

O Ministério da Defesa justificou o uso de uniforme militar pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim (foto), durante visita ao Haiti, na semana passada. Em nota, o ministério afirma que, em 2007, a Procuradoria-Geral da República interpretou que o ministro da Defesa, mesmo sendo civil, pode usar uniforme militar em visitas a unidades operacionais das Forças Armadas – como é o caso de Jobim. Em 2007, o então procurador-geral da República Antônio Fernando de Souza determinou o arquivamento de representação apresentada por um coronel da reserva contra Jobim na Justiça Militar e no STF pelo uso do uniforme militar. Na época, o procurador entendeu que o ministro, por ser chefe das Forças Armadas, não comete nenhum tipo de crime ao usar uniforme camuflado. O coronel argumentou que, pelo Código Penal Militar, Jobim estaria proibido de usar o uniforme por não ser militar. Segundo a nota, Jobim usou o uniforme pela primeira vez em 2007 por sugestão do comandante do Exército, general Enzo Martins Peri.

* * * * *Conversa afiada

O cineasta Fernando Meirelles (foto) já fez programas eleitorais para PT e PSDB, mas não atua em campanhas desde 1986. Em novembro, conheceu a senadora Marina Silva e, desde então, tem ajudado o PV a montar o programa de tevê do partido, que vai ao ar em fevereiro.

Qual será a sua participação na campanha?

Na campanha, nenhuma. Vou ajudar a Mari (Corrêa) a remontar um documentário que fez sobre a Marina.

Qual será a sua participação nos programas?

O Programa do PV será dirigido pelo Marcelo Maia, do Rio. Vou dar alguns palpites, só.

Por que a sua escolha por Marina Silva?Sinto que estes últimos 16 anos, que muitos consideram ser o início de uma nova etapa para o país, sejam na verdade o final de um ciclo que começou com Getúlio Vargas. Em 2010 não é mais possível defender o desenvolvimento a qualquer custo, o crescimento a taxas altíssimas. Será que não está suficientemente claro que não há mais espaço no planeta para crescermos de qualquer maneira? Que nossos recursos naturais estão se esgotando?

* * * * *

Portal

O Planalto pretende lançar em março o Portal Brasil, que será mais um instrumento de comunicação do governo na internet. Segundo o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o portal, que está sendo elaborado pela Secretaria de Comunicação Social, vai unificar as informações de todos os órgãos federais e também prestar serviços públicos on-line, como o Imposto de Renda, solicitações de documentos e outros.

Ruralistas

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, vai dar palestra a lideranças rurais amanhã, na Federação da Agricultura do Estado do Paraná. O ministro não deve escapar das perguntas sobre o Plano de Direitos Humanos do governo, muito criticado pelo próprio Stephanes e por ruralistas.

Suporte

O senador Osmar Dias (PDT-PR) conseguiu emplacar em duas comissões do Senado um projeto autorizando o governo federal a repassar recursos para universidades estaduais. "Se garantirmos recursos às universidades podemos melhorar a qualidade do ensino e a remuneração dos professores." Se continuar caminhando até virar uma lei, a proposta pode beneficiar o próprio Osmar. Como pré-candidato ao governo paranaense, se eleito em outubro, o senador pode ganhar um suporte financeiro para as seis universidades estaduais.

* * * * *

Pinga-fogo

"Não deveria se admitir essa demora. Todos têm de ter prazo para fazer valer a Justiça. O Ministério Público tem de contribuir também com sua parte para permitir que o STF decida sobre essa matéria tão sensível."

Cezar Britto, presidente nacional da OAB, criticando a demora de um parecer da Procuradoria-Geral da República para a ação sobre crimes comuns na ditadura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]