
Faltando apenas três dias para a eleição municipal, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) finaliza a preparação para o pleito. As urnas já estão programadas com os números dos candidatos e foram lacradas. No sábado, serão encaminhadas às seções eleitorais. Em Curitiba, vão ser utilizadas 3.504 urnas, e no Paraná, 24.029 urnas. O TRE manterá ainda outras 2,4 mil prontas para a possibilidade de alguma quebrar e haver a necessidade de reposição. De acordo o TRE, o número de urnas suplentes é suficiente para garantir a realização do pleito. Nas eleições de 2004, em 13 seções houve problemas com as urnas, e a votação ocorreu em cédulas de papel. Já nas eleições de 2006, o número caiu para oito em todo o estado.
O transporte dos equipamentos até os locais de votação será feito pelos Correios, que são responsáveis também pela entrega das urnas em regiões mais distantes e de difícil acesso. Em alguns casos, as urnas serão transportadas de barco. O contrato dos TREs com os Correios foi firmado em todo o país. Mas existem exceções, como algumas regiões do estado de Amazonas, nas quais as urnas chegam a ser enviadas de helicóptero devido ao difícil acesso no meio da floresta.
No domingo, dia da votação, a Polícia Militar do Paraná fará a fiscalização para coibir a boca-de-urna e outros crimes eleitorais. No entanto, a PM ficará a 100 metros dos locais de votação, pois a legislação eleitoral determina que policiais só podem entrar no local de votação, se for chamada a intervir pelos presidentes da seções eleitorais.
As pessoas que forem flagradas cometendo alguma infração, serão encaminhadas para o ginásio da PUCPR. Lá receberão a sentença. Os infratores receberão uma multa de até R$ 15 mil, ou, nos casos mais graves, uma pena que varia de seis meses até um ano de detenção. As duas punições, porém, podem ser trocadas por trabalho voluntário.
Calendário Veja o que os eleitores e os candidatos podem e não podem fazer de hoje até o domingo, dia da eleição:
Hoje
- Último dia do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão (para candidatos a vereador); para a propaganda política em comícios ou reuniões públicas; e para a realização de debates.
- Data a partir da qual o juiz eleitoral ou o presidente de seção eleitoral poderá expedir salvo-conduto em favor de eleitor que sofrer violência moral ou física na sua liberdade de votar. Amanhã - Último dia para a veiculação de propaganda eleitoral paga na imprensa escrita e para a propaganda eleitoral na internet.
Sábado
- Último dia para a propaganda eleitoral realizada por meio de alto-falantes, para a realização de comício e carreata e para a distribuição de material de propaganda política.
- Último dia para substituição de candidato para prefeito, até as 8 horas, quando o concorrente for considerado inelegível, renunciar ou falecer.
- Último dia para entrega da segunda via do título eleitoral. Domingo - Dia da eleição. A votação será das 8 às 17 horas.
Terça-feira
- Reinício da propaganda eleitoral, nas localidades onde há a possibilidade de segundo turno e nenhum dos candidatos tiver obtido mais de 50% dos votos válidos.
- Término do período de validade do salvo-conduto expedido pelo juiz eleitoral ou presidente da mesa receptora.



