• Carregando...
 | Antonio More/ Gazeta do povo
| Foto: Antonio More/ Gazeta do povo

Pinga-fogo

"Serraglio é um Pessutinho que sabe ler e escrever. Mesma alma, mesmas atitudes, mesmo comportamento."

Roberto Requião (PMDB), ainda des­­tilando ódio contra os peemedebistas que ficaram ao lado de Beto Richa (PSDB) na eleição deste ano.

  • Roberto Requião (PMDB)

O "legado" do ex-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná Clayton Camargo vai aos poucos sendo desfeito. Desta vez, é a Vara de Inquéritos que havia sido desarticulada na gestão do ex-presidente e que volta a existir depois de um ano. Na gestão de Clayton Camargo, as atribuições da Vara foram distribuídas por todas as 14 varas criminais de Curitiba. O que antes ficava centralizado (como as autorizações para escutas e o controle dos inquéritos policiais) passou a ser feito por diferentes juízes. Há quem diga que a decisão foi baseada em critérios pessoais: Clayton Camargo tinha problemas com o juiz titular da Vara, Pedro Corat. Como não podia removê-lo (a lei não permite), retirou poder dele tirando suas atribuições. Agora, o Órgão Especial do TJ decidiu por unanimidade fazer a retomada do esquema anterior, com duas varas exclusivas de inquéritos.

Para inglês ver

Começa hoje e vai até o dia 29 de outubro o prazo para os deputados estaduais apresentarem emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2015, estimada em R$ 49,1 bilhões. Pelo acordado entre os parlamentares, cada um poderá propor emendas individuais de até R$ 1 milhão. Historicamente, porém, o governo do Paraná não costuma pagá-las.

Trabalhar para quê?!

Os deputados estaduais continuam no clima das eleições. Depois de a sessão da última segunda-feira ser derrubada por falta de quórum para votação, a sessão de ontem durou exatos 15 minutos. Sem nenhum parlamentar inscrito para discursar da tribuna, passou-se direto para a votação dos projetos da ordem do dia. Eram sete no total, nenhum deles relevante.

Posse no TC

O novo conselheiro do Tribunal de Contas, Ivens Linhares (foto), toma posse hoje, às 15 h, durante a sessão do pleno. Ele é o primeiro auditor concursado – e que não entrou no TC por indicação política – a fazer parte do colegiado, responsável por analisar prestações de contas do governo estadual, municípios e órgãos públicos. Antes dele, apenas o conselheiro Fernando Guimarães era concursado, mas do Ministério Público de Contas.

Quatro datas

Quatro emissoras de tevê já anunciaram datas para seus debates entre os presidenciáveis no segundo turno. O primeiro será o do SBT, na segunda-feira, dia 13. No dia seguinte, acontece o debate na Band. No domingo, dia 19, é a vez da Record. Por último na quinta-feira, 23, a Globo faz o seu debate.

Túlio expulso

A direção nacional do PTC expulsou o ex-candidato a governador no Paraná Túlio Bandeira. Em edital publicado ontem na Gazeta do Povo, o presidente nacional da sigla, Daniel Sampaio Tourinho, citou o estatuto do partido para justificar a decisão. De acordo com o edital, Bandeira "em total e absoluto desrespeito e afronta à Convenção Nacional do PTC" apoiou a candidata do PSB, Marina Silva para a Presidência. O PTC está com Aécio Neves (PSDB).

Hora de agradecer

Nesta semana, a agenda dos eleitos no último domingo está agitada. Muitos deles voltam às cidades onde estiveram durante a campanha para agradecer pelo apoio e votos recebidos. Mas desta vez é diferente e mais rápido: tem candidato que vai passar por pelo menos 20 cidades em um dia. O que os eleitores esperam é que esta conexão com a base não se perca durante o mandato.

Colaboraram: Euclides Lucas Garcia, Amanda Audi, Paulo Galvez da Silva e Rogerio Waldrigues Galindo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]