• Carregando...

São Paulo (AE) – O que faz alguém ser honesto? Pessoas apontadas como tal ressaltam o valor da cria-ção familiar. "Ah, isso já vem do tronco velho, passa de pai para fi-lho", conta o faxineiro Francisco Basílio Cavalcante. "Não importa se os outros são corruptos. Cada um tem de fazer sua parte, pois Deus olha por todos. Tem gente que até hoje diz que fui besta por devolver o dinheiro, mas não me arrependo. Sou feliz e durmo tranqüilo."

A professora Branca Jurema Ponce, da PUC-SP, diz que o termo honestidade vem do latim honestus, sinônimo de honoris status, que significa honra estável e tem a ver com íntegro e virtuoso. Diferencia-se da coação externa, feita, por exemplo, por medo ou culpa. "Quem pára no sinal vermelho porque viu o guarda na esquina age coagido por situação externa. Já honestidade é valor interiorizado."

Abstratos

O professor de Ética da Universidade de Campinas (Unicamp) Roberto Romano destaca, no entanto, que se deve ter cautela na abordagem de honesto ou desonesto, porque são conceitos profundamente abstratos. E alerta também para o erro de confundir honestidade com sinceridade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]