• Carregando...
Milhares de pessoas compareceram ao velório do deputado Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand | César Machado/Folhapress
Milhares de pessoas compareceram ao velório do deputado Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand| Foto: César Machado/Folhapress

O velório do deputado federal Moacir Micheletto (PMDB-PR) reuniu ontem figuras de destaque da política nacional na Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Assis Chateaubriand (Oeste do Paraná). O presidente em exercício Michel Temer (PMDB-SP) compareceu ao velório acompanhado de uma comitiva formada pelos ministros dos Esportes, Aldo Rebelo; da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho; e da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Também compareceram a senadora Kátia Abreu (PSD-TO), presidente da Confederação Nacional da Agricultura, e o líder do PMDB na Câ­­mara Federal, Henrique Eduardo Alves (RN). O grupo chegou ao velório pouco antes das 13 horas e permaneceu no local por aproximadamente 30 minutos.

IMAGENS: Veja fotos do velório de Moacir Micheletto e do deputado na Câmara

MAPA: Veja a localização aproximada do ponto do acidente

Temer destacou o espírito de liderança de Micheletto e a contribuição do deputado na elaboração do novo Código Florestal, que deve ter sua votação concluída em março na Câmara Federal. "Ao longo dos meus seis mandatos de deputado federal, eu tive um apoio fundamental na figura do Moacir Micheletto. É claro que todos vão lembrar com muitas saudades do esforço dele para a aprovação do texto [do novo Código Florestal]. E esta saudade será mobilizadora para a própria votação." Mendes Ribeiro também exaltou o poder de articulação do deputado. Gleisi ficou encarregada de transmitir as condolências da presidente Dilma Rousseff à família.

Governador

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), chegou ao velório por volta das 14h30, no qual ficou por cerca de meia hora, voltando a Curitiba pouco antes do início da missa de corpo presente celebrada pelo bispo da Diocese de Toledo, dom Francisco Carlos Bach, auxiliado por outros cinco sacerdotes.

O velório de Micheletto reuniu milhares de pessoas na igreja em Assis Chateaubriand – cidade a 600 quilômetros de Curitiba e com cerca de 33 mil habitantes. Desde as primeiras horas da manhã de ontem, filas se formaram no local. Moradores de várias cidades da região foram prestar homenagens ao parlamentar. "É muita tristeza. Quem vai perder é a cidade de Assis Chateaubriand e o Brasil", disse a dona de casa Maria Apa­­recida dos Santos. O mecânico Jurandir Nunes de Carvalho também afirmou que a perda foi dolorosa. "Ele trazia muitas coisas para a cidade."

O empresário Jose Gutjahk, viajou de Marechal Cândido Rondon para acompanhar a solenidade. "Ele era uma liderança importante, fez muita coisa por Marechal Rondon também", enfatizou.

No fim da tarde, o corpo seguiu em cortejo até o Cemitério Municipal de Toledo, onde Micheletto foi sepultado.

Acidente

Moacir Micheletto morreu na segunda-feira, após o veículo que dirigia, um Toyota Corolla, bater de frente com uma caminhonete Toyota Hilux, na PR-239 entre Toledo e Assis Chateaubriand, no Oeste do estado. De acordo com a assessoria do peemedebista, Micheletto seguia de Assis Chateaubriand para Tupãssi, onde tem uma fazenda.

O deputado era um dos líderes da Frente Parlamentar da Agropecuária no Congresso. Quem vai assumir a cadeira de Micheletto na Câmara é Odílio Balbinotti, também do PMDB e representante do setor rural assim como o parlamentar que morreu.

Colaborou Luiz Carlos da Cruz.

Veja o mapa com a localização aproximada do ponto do acidente

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]