• Carregando...
Cachorros abandonados em terminal de ônibus de Curitiba: iniciativa de uma farmácia popular. | Daniel Derevecki/Arquivo/Gazeta do Povo
Cachorros abandonados em terminal de ônibus de Curitiba: iniciativa de uma farmácia popular.| Foto: Daniel Derevecki/Arquivo/Gazeta do Povo

Famílias de baixa renda que têm animais de estimação poderão receber medicamentos veterinários gratuitamente em Curitiba. O projeto do vereador Professor Galdino (PSDB) está em tramitação na Câmara Municipal e propõe a instalação de farmácias públicas “pet” na cidade para garantir o atendimento gratuito dos animais – com vacinação, remédios e castrações.

Prefeito de São Paulo veta ‘Samu’ para bichos

Leia a matéria completa

De acordo com a proposta, o atendimento nos postos veterinários poderá ser realizado por ONGs e protetores de animais independentes – desde que estejam cadastrados na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). Conforme a proposta, a prefeitura também será autorizada a firmar convênios com instituições, empresas e parcerias público-privadas para a realização do serviço.

Curitiba decide adotar política contínua de esterilização de cães e gatos

Leia a matéria completa

De acordo com o vereador, o projeto foi feito aos moldes do programa Farmácia Popular, do governo federal e do Farmácia do Paraná, do governo estadual. Para Galdino, as famílias que não tem recursos precisam desse apoio para conseguir tratar adequadamente seus animais de estimação – seja para conseguir um atendimento gratuito ou com preço bastante reduzido. “Quando não há recursos para tratar os pets, eles muitas vezes acabam abandonados e transmitindo doenças que são nocivas para os cidadãos”, disse.

Tramitação

O projeto foi lido em sessão plenária nesta segunda-feira e deve receber instrução técnica da Procuradoria Jurídica e, depois, seguir paras as comissões da Casa. Depois de ser analisado por outros vereadores, outros órgãos públicos devem se posicionar sobre a matéria.

Somente após a aprovação pelas comissões temáticas, o texto segue para plenário e, se aprovado, para a sanção do prefeito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]