• Carregando...
Sting: sem dom para as rimas | Arquivo Gazeta do Povo
Sting: sem dom para as rimas| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

Motociclistas podem ser proibidos de entrar em prédios e lojas de Curitiba com capacetes. Um projeto de lei aprovado ontem na Câmara Municipal proíbe motociclistas de entrar em estabelecimentos público ou privado usando qualquer tipo de capacete. O projeto ainda deve passar por mais uma votação antes de seguir para sanção ou veto do prefeito.

A proposta, do vereador Elias Vidal (PDT), tem a intenção de inibir roubos. "Os assaltantes entram com capacetes para não serem identificados, cometem crime e saem correndo com as motos", diz o vereador. Vidal é o mesmo vereador que propôs a construção do Portal do Bacacheri, vetado pelo prefeito.

De acordo com o parlamentar, esse tipo de assalto ocorre principalmente em bancos e lojas. No projeto, o vereador comenta que é da regra "de bom tom, de etiqueta, que não se deve entrar, principalmente em estabelecimentos fechados, usando chapéus, bonés, capacetes". Tal regra, porém, vem sendo ignorada pelos assaltantes.

Apesar de ter sido aprovado, a discussão do projeto gerou muita polêmica. A proposta já tinha sido barrada na Comissão de Legislação e Justiça da Câmara por ser considerada inconstitucional ao tratar de uma medida de segurança, que seria matéria para a administração estadual. "A segurança é assunto do município sim porque o número de assaltos praticados por essas pessoas que não podem ser identificadas vêm crescendo muito", argumentou o autor da proposta.

Vidal acabou conseguindo 13 assinaturas no projeto, número mínimo necessário para colocar o projeto em votação diretamente no plenário, sem precisar da aprovação das comissões. Essa atitude revoltou uma parte dos vereadores. Mas o projeto acabou sendo aprovado por 13 votos contra 8. Por pouco a proposta nem foi à votação, pois o quórum mínimo é de 20 vereadores.

Elias Vidal sabe que não vai evitar esse tipo de assalto, mas espera inibir a ação de assaltantes motociclistas. O projeto ainda prevê que as lojas e órgãos públicos devem colocar placa informativa com os dizeres "Proibido adentrar neste recinto usando capacete".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]