Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Colombo

Vereadores rejeitam proposta de CPI da merenda escolar

Os vereadores de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, rejeitaram nesta sexta-feira (14) a proposta de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias de superfaturamento na compra de merenda escolar no município. A sessão foi tumultuada e terminou com sete votos contrários e cinco favoráveis a investigação.

O ato foi motivado após uma denúncia feita pelo programa Revista RPC da RPCTV, no domingo (9), que mostrou que itens da merenda escolar foram comprados até 40% a mais do valor do varejo. O feijão, por exemplo, foi comprado pela prefeitura por R$ 6 o quilo, bem acima do valor encontrado nos supermercados.

A criação da CPI foi proposta pelos vereadores de oposição ao atual prefeito. Os parlamentares apresentaram documentos que levantam a suspeita de que a administração municipal favoreceu empresas de São Paulo e pagou caro pelos alimentos. Na segunda-feira (10), a prefeitura chegou a cancelar contratos com empresas que forneciam os alimentos .

A discussão lotou o plenário da câmara. A população levou faixas. Em uma delas estava escrito: "vereador que é contra a informação é a favor da corrupção". No discurso, o líder da oposição na Câmara defendeu a CPI, pois, segundo ele, a compra de produtos em grande quantidade deveria baratear o preço.

Nem o discurso e a pressão popular, no entanto, foram capazes de mudar o voto dos vereadores da bancada de apoio ao prefeito, que são maioria na Câmara. O caso já foi denunciado ao Ministério Público (MP), que deve investigar o repasse de recursos e a compra da merenda.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.