• Carregando...
Viapiana tinha sido convidado ao cargo no início do ano. | Henry Milléo/ Gazeta do Povo
Viapiana tinha sido convidado ao cargo no início do ano.| Foto: Henry Milléo/ Gazeta do Povo

O jornalista Paulino Viapiana assume nesta semana a Secretaria de Estado da Comunicação Social tendo como principal missão reconstruir a imagem do governo Beto Richa (PSDB). Viapiana, que desde 2011 respondia pela Secretaria de Estado da Cultura, foi confirmado no cargo nesta quarta-feira (1.º), depois de uma conversa com o governador. O sucessor de Viapiana na Cultura ainda não foi confirmado oficialmente.

“A principal tarefa neste momento vai ser informar as pessoas sobre os motivos que levaram o governo a tomar as medidas que tomou. Vamos tentar uma comunicação clara, que mostre que tudo que foi realizado tinha como objetivo melhorar a situação do estado”, disse Viapiana, por telefone, logo depois de aceitar a “convocação” para o posto.

A imagem do governo entrou em colapso nos primeiros meses deste ano. Depois de se reeleger com 55% dos votos no primeiro turno, Richa chegou ao fim do primeiro semestre com 84% de rejeição, segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas. Entre os problemas que causaram a queda de prestígio estão medidas impopulares, como a reforma da previdência estadual, a greve de professores por dois meses, e a repressão violenta a manifestantes no Centro Cívico, em abril.

“Tem muitas coisas que precisamos mostrar para a população que não são bem como as pessoas imaginam. Por exemplo, a conta de luz. O aumento tem muito a ver com ações do governo federal, a culpa não é do governo do Paraná”, diz Viapiana, em referência aos aumentos ocorridos neste ano e que já elevaram a tarifa no estado em 51% desde janeiro.

Viapiana já tinha sido convidado por Richa para assumir a Comunicação no início do ano, após a saída de Marcelo Cattani. Porém, preferiu não assumir na época. Desde então, o chefe de Gabinete de Richa, Deonilson Roldo, vinha acumulando a função.

Sobre a sucessão na Cultura, Viapiana disse que ainda não há definição de nomes. Cogita-se que o ator e diretor de teatro João Luiz Fiani, amigo do governador, possa assumir a pasta. Porém, nesta quarta-feira, por telefone, Fiani negou que tenha sido convidado para o cargo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]