• Carregando...

Um sistema de monitoramento para viaturas da polícia será implantado no estado de Goiás. A intenção é evitar a ocorrência de execuções praticadas por policiais, como as que vêm sendo denunciados ao Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH).

Caso surjam novas denúncias, o sistema de monitoramento possibilitará verificar com precisão por onde passaram as viaturas policiais, a hora e o local em que estavam no momento em que possa ter ocorrido um desaparecimento ou execução.

O compromisso de implantar o sistema foi assumido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás com representantes do CDDPH. E segundo o vice-presidente do Conselho, Percílio de Souza Lima, "o secretário informou que aguarda apenas a liberação de recursos para a instalação – o projeto já está pronto".

Na sexta-feira (9), quatro integrantes do CDDPH se reuniram em Goiânia (GO) com o secretário de Segurança Pública de Goiás, Ernesto Guimarães. Foi a quinta visita do Conselho ao estado para apurar as denúncias de execuções praticadas por policiais.

Segundo Percílio de Souza Lima, o secretário também informou que criará um grupo de busca, para localizar pessoas desaparecidas após terem sido abordadas por policiais. Esse grupo é um dos compromissos acordados anteriormente com o Conselho.

O andamento das ações da Secretaria será monitorado pelo Conselho, segundo o vice-presidente: "Vamos aguardar cerca de um mês para ver a criação desse grupo de busca e ver como anda a liberação do pedido de recursos para o monitoramento".

Percílio de Souza Lima afirmou ainda que para evitar casos como os denunciados em Goiás é necessário equipar e remunerar a polícia de forma adequada, além de realizar permanentemente treinamentos e cursos de reciclagem que privilegiem os direitos humanos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]