• Carregando...

Atendendo a um convite da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), o vice-presidente da República, José Alencar, estará segunda-feira em Curitiba para dar palestra sobre a política econômica. Embora seja integrante do governo, Alencar tem feito repetidas críticas ao modelo da economia adotado pela atual administração. Além do vice-presidente, os empresários assistem palestra do deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB), autor da lei das micro e pequenas empresas.

Ausências – Ao contrário dos outros anos, o Encontro Estadual de Cooperativistas do Paraná não teve a presença de ministros. Em 2004, participaram do evento o então ministro da Articulação Política Aldo Rebelo e o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. Ontem, Roberto Rodrigues cancelou a vinda com alguns dias de antecedência e o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que estava confirmado, não compareceu.

Oposição – O senador Osmar Dias (PDT), que estava presente no encontro dos cooperativistas, aproveitou a ocasião para fazer um discurso oposicionista. Osmar atacou a política do governo estadual em relação aos transgênicos. O senador afirmou que o governo prejudicou parte dos produtores ao proibir a plantação, o comércio e o transporte dos transgênicos.

Defesa – O vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti (PMDB), saiu em defesa do governo, afirmando que os agricultores não estavam proibidos de plantar transgênicos. Mas durante seu pronunciamento, Pessuti foi surpreendido com uma vaia dos agricultores presentes.

Resultados – O deputado federal Ricardo Barros (PP) disse ter ficado satisfeito com as conclusões apresentadas pelo Fórum Futuro 10 Paraná, promovido pela RPC e Gazeta do Povo. "Foi uma proposta idealizada, que acredito que trará muitos resultados, uma importante oportunidade para as lideranças paranaenses de se encontrarem, debaterem os assuntos que envolvem o estado e principalmente traçarem novas metas de desenvolvimento", disse.

Nova CPI – Depois de uma audiência da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, os parlamentares começaram a debater a criação de uma CPI para investigar uma possível formação de cartel entre os frigoríficos. Segundo o presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Agricultura, deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR), já existe um bom número de assinaturas de apoio ao requerimento, que pode ser apresentado na próxima semana.

Espera eterna – As constantes reclamações de mães alegando uma espera de até três anos para conseguirem vagas em creches municipais levaram o presidente da Câmara de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB), a buscar informações sobre o sistema. Derosso quer saber quantas creches existem em cada regional, previsão de construção de novas unidades, onde serão construídas, se há horários alternativos e se existe planejamento para a construção de uma unidade para atender a demanda da Vila das Torres. Flerte – A viagem de Tico Kuzma na comitiva do prefeito à Europa não foi bem digerida por alguns vereadores da Câmara de Curitiba. Um grupo acredita que Beto Richa quer se aproximar do presidente do PPS, Rubens Bueno. O segundo grupo aposta que logo será o vereador que mudará de legenda. O critério, segundo a prefeitura, foi dar a oportunidade de acompanhar o prefeito de um vereador novato (no caso Tico Kuzma) e um veterano que não tivesse participado de viagens (Celso Torquato do PSDB).

Prefeitos 1 – Um grupo formado por 45 autoridades de 13 países estará participando da 6.ª Gira Internacional de Capacitação para Autoridades Locais, que começa segunda-feira em Curitiba. Promovida pela OEA (Organização dos Estados Americanos), AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e Onward (Organização para o Desenvolvimento da América Latina e Caribe), a Gira é uma troca de experiências e integração entre prefeitos e vereadores.

Prefeitos 2 – O diretor da Secretaria da Cúpula das Américas da OEA, Luis Alberto Rodríguez, e o ministro da Administração de Angola, Virgílio de Fontes Pereira, participam do evento e na segunda-feira à noite jantam na Granja do Cangüiri com o governador Requião.

Pinga-fogo

* A proposta do deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) de não votar em separado os relatórios parciais da CPI dos Correios foi acatada pela comissão.

* Agora, os materiais serão entregues ao relator, Osmar Serraglio (PMDB), que fará o relatório final.

* O cantor e compositor João Lopes receberá título de cidadão honorário de Curitiba.

* A proposta é do vereador Jônatas Pirkiel (PL) e a homenagem será prestada no próximo dia 9, às 20 h, na Câmara. O homenageado ficou conhecido ao compor e cantar "O bicho do Paraná".

* O secretário municipal de Saúde, Michele Caputo, estará na Câmara Municipal na quinta-feira para apresentar o relatório referente ao 3.º trimestre de 2005 do Sistema Único de Saúde na esfera do governo municipal.

* A sistemática implantada pelo presidente da comissão de Economia, Luís Ernesto (PSDB), de conceder a palavra primeiramente para a comunidade durante as audiências públicas, agora é praxe na Câmara.

* Durante outros encontros os vereadores passarão a ouvir as reivindicações da comunidade para apenas no final do encontro se manifestar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]