• Carregando...
 | Paulo Whitaker/Reuters
| Foto: Paulo Whitaker/Reuters

Depois de passar a faixa presidencial para sua sucessora, Lula articula girar o mundo dando palestras a partir de março. A estimativa é que o cachê por evento deva superar R$ 200 mil, sendo que o ex-presidente se dará ao luxo de escolher os eventos e convites que lhe interessam. Antes disso, Lula é esperado como "estrela" do Fórum Social Mundial, que será realizado entre os dias 6 e 11 de fevereiro em Dacar, no Senegal, em sua primeira viagem internacional como ex-presidente.

Aliás...

Depois de um período de indefinição, Lula confirmou sua presença no aniversário de 31 anos do PT, em fevereiro, em Brasília. Na ocasião ele será renomeado presidente de honra do partido, mas não receberá remuneração pelo cargo.

Número

2.856 propostas tramitam no Senado Federal quando a 54ª legislatura assumir, no dia 2 de fevereiro. Entre estas, há 269 proposições originadas por senadores (PLS); 482 proposições formuladas por deputados e em exame no Senado (PLCs); 308 requerimentos (RQS); 262 projetos de decreto legislativo (PDS); 199 propostas de emenda à Constituição (PECs); e 132 projetos de resolução (PRS), que tratam de assuntos internos.

Parceiro e companheiro

O ex-camisa 11 da seleção brasileira e deputado eleito Romário ocupará o gabinete usado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quando membro da Assembleia Constituinte de 1988.

O escritório de número 825, um dos mais cobiçados no Congresso por sua estrutura, conta com elevador e banheiro privativos e é um dos que possui maior espaço nos prédios anexos à Câmara dos Deputados. A escolha foi feita por sorteio. Com uma das votações mais altas do estado do Rio de Janeiro, Romário fará parte da bancada aliada ao governo representando o PSB.

Manda pro arquivo...

Com o final da atual legislatura, seguem para o arquivo 1.423 proposições. Pelo Regimento Interno do Senado, todas as propostas que estão tramitando há mais de duas legislaturas são imediatamente arquivadas. Assim, vão para o arquivo as matérias apresentadas em 2006, último ano completo de trabalhos da 52.ª legislatura, e em anos anteriores.

...tira do arquivo

A senadora eleita Marta Suplicy (PT-SP) já adiantou que vai pedir o desarquivamento do projeto de lei que criminaliza a homofobia (PLC 122/06). Para tirar o projeto do armário, a senadora precisará apresentar um requerimento com apoio de um terço dos senadores (27) até 60 dias após o inicio do ano legislativo.

Em seguida, o pedido de desarquivamen­todeverá ser aprovado em Plenário. Ao longo de sua tramitação, o PLC 122/06 provocou acirrados debates entre os defensores da proposta, como a senadora Fátima Cleide (PT-RO), que não se reelegeu em 2010, e aqueles parlamentares contrários à matéria, a exemplo do senador Magno Malta (PR-ES), para quem a aprovação do projeto criará "o império da homossexualidade" no Brasil.

De olho na Copa

Os vereadores da Comissão da Copa de 2014 da Câmara Municipal de Curitiba acompanharão entre hoje e amanhã a visita técnica comandada pela Secretaria Especial para Assuntos da Copa do Mundo nas cidades de Paranaguá e Ponta Grossa.

O objetivo é efetuar levantamento de dados sobre estádios, centros de treinamento e rede hoteleira das regiões visitadas a pedido da Fifa. As visitas já foram realizadas em Foz do Iguaçu, Cascavel, Londrina, Maringá e Paranavaí.,

Metamorfose governista

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, deve mesmo trocar seu atual partido, Democratas, pelo PMDB. O anúncio já teria sido feito ao presidente de honra do DEM, Jorge Bornhausen, hoje principal aliado de Kassab na sigla oposicionista. A data para a mudança foi acertada para abril, após a convenção que deve decidir o novo comando do DEM, marcada para o dia 15 de março. O interesse da Kassab é o de concorrer ao governo paulista, em 2014, pela nova sigla.

Pinga-Fogo

"Dilma não é tão brincalhona. Lula parava a reunião para contar uma piada. Com Dilma não tem recreio, só antes ou depois da reunião".Da ministra Iriny Lopes, titular da Secretaria de Políticas para Mulheres, sobre como é trabalhar com a nova presidente.

Colaborou: Alexandre Costa Nascimento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]