• Carregando...

A saída do presidente Luiz Inácio Lula da Silva do hotel onde ele está hospedado, em Porto Alegre, foi marcada por confusão nesta quinta-feira. Cinqüenta pessoas carregando bandeiras do PSTU e do P-Sol, além de faixas e cartazes, fizeram um protesto em frente ao prédio, entoando refrões como 'ô Lula, que traição, tirou do povo para pagar o mensalão'.

Os manifestantes tentaram impedir a saída da comitiva presidencial do hotel e entraram em conflito com a polícia. Eles jogaram ovos e pedaços de paus nos policiais e num carro da comitiva. Três pesssoas foram presas. O grupo, que vaiou o presidente, promete permanecer no local. Na quarta-feira, este mesmo grupo protestou contra o governo numa passeata pelas ruas da cidade.

A UNE e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) também tentam fazer uma mobilização. As entidades estão convocando os estudantes a participar de uma manifestação em Brasília, no dia 16 de agosto, para exigir a apuração dos casos de corrupção e a reforma no sistema político.

Os organizadores esperam reunir cerca de dez mil pessoas no ato, que será realizado em conjunto com a Coordenação dos Movimentos Sociais (um fórum de entidades populares), do qual fazem parte, além das entidades estudantis, CUT, MST, Conam, Pastoral da Terra, entre outras.

No Centro do Rio de Janeiro, integrantes do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social (Sindsprev) fecharam a Avenida Rio Branco na tarde desta quinta-feira, em manifestação contra a corrupção e pelo reajuste salarial dos servidores da área da Saúde. Os manifestantes atearam fogo a uma pilha de pneus em frente à Biblioteca Nacional, próxima a Cinelândia e o trânsito precisou ser desviado. Depois que os bombeiros apagaram o fogo, a polícia pôde liberar o tráfego.

Segundo cálculos da Polícia Militar, cerca de 70 manifestantes usavam camisas com a inscrição "Para os deputados, mensalão; para servidor, nenhum tostão". Eles exibiam bandeiras do PSTU e do P-Sol e faixas de protesto, gritando as mesmas palavras de ordem contra Lula usadas no protesto em Porto Alegre. Segundo a integrante da direção regional do Sindprev, Shirley Coelho, os servidores reivindicam uma reposição salarial de 18% e um plano de cargos e carreiras.

Houve confronto entre os manifestantes e a PM, que teve de retirar o grupo à força da pista. Uma pessoa foi presa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]