• Carregando...

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, estará segunda-feira em Curitiba para dar palestra sobre as perspectivas da política e economia brasileira para o segundo semestre em 2005. O evento está sendo promovido pelo UnicenP (Centro Universitário Positivo). "O Brasil fechará o ano com crescimento econômico, apesar da crise política. A economia está funcionando de forma absolutamente normal", diz o ministro.

Ofensa 1 – O senador Alvaro Dias (PSDB) classificou de ofensa a frase usada pelo presidente peruano, Alejandro Toledo, em defesa de Lula para o lançamento das obras da rodovia interoceânica. Toledo disse: "Coragem. Não tenha medo das pedras no caminho. Os cães ladram, enquanto construímos rodovias".

Ofensa 2 – Alvaro criticou a frase de Toledo durante discurso no Senado Federal ontem. "Enquanto há um trauma de representação nacional e uma crise de estado sem precedentes, com uma tempestade de indignação varrendo o país, eu tenho o dever de repudiar as declarações do presidente peruano", disse o senador paranaense.

A substituta 1 – A direção do PPS paranaense lançou ontem uma campanha para que a ex-juíza e deputada federal carioca Denise Frossard (PPS) seja a substituta de Severino Cavalcanti na presidência da Câmara dos Deputados. A justificativa é que somente uma pessoa com o passado e a reputação da parlamentar seria capaz de restaurar a credibilidade a Casa e conduzir os muitos processos de pedidos de cassação por causa do mensalão com autoridade e imparcialidade.

A substituta 2 – Pela Constituição, os cargos da Mesa Diretora da Câmara Federal são preenchidos de acordo com a proporcionalidade, ficando sempre a Presidência com o partido que tem mais deputados, atualmente, o PT. "Não há clima para que o PT venha indicar o novo presidente da Câmara, depois das muitas denúncias de compras de votos e pagamento de Mensalão para a bancada aliada", argumenta o presidente do PPS no Paraná, Rubens Bueno.

Migração – Os parlamentares ligados à Igreja Universal do Reino de Deus estão esperando que Congresso aprove a redução da cláusula de barreira de 5% para 2% (o porcentual mínimo de votos necessários para que um partido tenha direito à formação de bancada e cargos no Legislativo), ainda neste mês, para migrar para o mais novo partido do país: o PMR (Partido Municipalista Renovador). O registro da nova sigla foi deferido pelo TSE, em 25 de agosto.

Em oitavo – Caso todos os parlamentares ligados à Igreja Universal migrem para o PMR, ele nasce como a oitava bancada no Congresso, com 15 deputados federais e um representante no Senado (Marcelo Crivella, do Rio de Janeiro). No Paraná, a Igreja Universal está representada na Câmara de Curitiba por Valdemir Soares (atualmente ocupando o cargo de presidente da Cohab); na Assembléia pelo Pastor Edson Praczyk; e na Câmara Federal, por Oliveira Filho, todos do PL.

Referendo 1 – Começa na próxima quinta-feira a campanha educativa sobre o referendo que pode proibir ou não a venda de armas e munição no país. Até 23 de outubro, data da votação, o Tribunal Superior Eleitoral terá 15 minutos diários no rádio e na TV para a divulgar comunicados, boletins e informações. Ao todo, serão 24 propagandas, que variam de 30 segundos a um minuto cada.

Referendo 2 – O TRE-PR começa na próxima segunda-feira, em Curitiba, o treinamento dos mesários convocados para trabalhar nas seções eleitorais no dia do referendo sobre a comercialização de armas de fogo e munição. Serão seis turmas diárias, com aulas de 90 minutos de duração. O treinamento na capital termina no dia 16 de outubro. Foram convocados no Paraná 92.636 mesários, sendo 79.636 no interior e 13.000 na capital.

Jovens – A Assembléia Legislativa será sede, no próximo dia 21, do Encontro Estadual da Juventude. O evento está sendo organizado pelo deputado estadual Padre Paulo e a federal Selma Schons, ambos do PT. Padre Paulo afirma que os debates ervirão de orientação para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para os jovens.

Pinga-fogo

* O Tribunal de Justiça do Paraná decidiu anular o processo contra o deputado José Domingos Scarpellini (PSB), do tempo em que era prefeito de Apucarana, movido pela Café do Paraná, baseada em uma CPI da Câmara Municipal.

* O TJ declarou a nulidade do processo por entender que não houve obediência ao princípio de ampla defesa e que o dinheiro não foi desviado de sua finalidade havendo apenas questões técnicas.

* Para o deputado Hermes da Fonseca (PT), a decisão do governo do estado em suspender a cobrança de pedágio entre Foz do Iguaçu e Guarapuava abre um precedente importante no Paraná.

* "A suspensão, com respaldo do STJ, pode ser o ponto de partido para a resolução do problema dos pedágios em outros trechos do Paraná", diz o deputado.

* Um restaurante em São Paulo está conseguindo faturar com a crise política, seu prato de maior procura, nos últimos dias, é o "Lula na frigideira".

* Não só pelo nome, mas trata-se de lula frita à dore, com cogumelos e aspargos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]