• Carregando...

O candidato do PSDB a presidente da República, Geraldo Alckmin, vem ao Paraná no próximo dia 9. Vai passar pelos municípios de Paranavaí, Maringá e Cascavel. Será a segunda visita ao estado em campanha. No mês passado, ele esteve em Londrina. Ainda não está marcada nenhuma passagem por Curitiba. "Mas certamente ele estará na convenção que vai definir o nosso candidato de oposição", diz o presidente estadual do PSDB, Valdir Rossoni. A cúpula tucana vai acompanhar Alckmin no interior.

Atendimento – O presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão (PSDB), determinou ontem que os 18 médicos que fazem parte do quadro de funcionários efetivos da Casa cumpram jornada diária de quatro horas. "Designei o plantão de dez médicos de manhã e dez à tarde", afirmou. A medida foi adotada depois que a Mesa Executiva tornou pública a lista de 607 servidores do Legislativo e surgiram denúncias de que grande parte do pessoal não cumpre expediente no prédio.

Cortes – Para Hermas Brandão, a solução para evitar o inchaço da máquina pública e evitar funcionários que não trabalham seria reduzir "violentamente" os cargos comissionados de todos os poderes, incluindo Ministério Público e Judiciário. O deputado citou como exemplo o governo Lula (PT), que criou 22 mil cargos de confiança que são ocupados por "puxa-sacos nomeados para carregar bandeirinhas". O enxugamento, segundo ele, deve ser geral.

Barrado – A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerou inconstitucionais três das oito emendas apresentadas em plenário ao projeto que cria o Piso Social Complementar do funcionalismo público, no valor de R$ 580. Entre elas, a ampliação do piso aos servidores militares e temporários e a incorporação de vantagens de natureza pessoal como gratificação por tempo de serviço, periculosidade e insalubridade. O projeto deve retornar para votação na próxima semana.

Patriotismo – A Assembléia Legislativa já definiu um esquema especial de trabalho para não perder os jogos do Brasil na Copa do Mundo. Vai fazer sessão normal, mas antecipar das 14h30 para o período da manhã, 9h30. A fórmula só deve valer para jogo do Brasil. A primeira partida à tarde será no dia 13 de junho.

Termômetro – Os prefeitos que vão trabalhar como cabo-eleitorais de candidatos a deputado estadual e federal estão medindo a popularidade para fazer uma previsão da capacidade de transferência de votos. A empresa Paraná Pesquisas iniciou uma série de sondagens na região metropolitana. Durante os dias 25 a 28 de maio, no município de Araucária, o instituto ouviu 827 eleitores. A administração do prefeito Olizandro José Ferreira obteve 64,93% de aprovação, 30,47% de desaprovação e 4,60% não souberam opinar. A pesquisa apresenta uma margem de erro de 3,5%.

Bíblia – O projeto que propõe que o Dia da Bíblia seja comemorado no segundo domingo de dezembro derrubou a sessão da Câmara Municipal de Curitiba. Como foi aprovado em primeira votação na terça-feira, depois de muito barulho por parte da Igreja Católica, a maior parte dos vereadores resolveu não comparecer ao plenário para evitar a segunda votação.

Discórdia – O projeto do Dia da Bíblia, do vereador Manassés Oliveira (PPS), dividiu a Câmara em duas bancadas: a católica e a evangélica. O vereador Tito Zeglin (PDT) não queria que o projeto fosse votado antes de a Igreja Católica ser consultada. Mas o projeto foi aprovado na terça-feira em primeira votação, com apenas 16 vereadores presentes. O mínimo necessário é 20.

Revolta – O deputado estadual Aílton Araújo (PPS) desafiou a indicação da Igreja Quadrangular e vai tentar a reeleição. Para viabilizar a candidatura perante os evangélicos, Aílton reuniu além de setores da própria Quadrangular, outras congregações. Também conseguiu o apoio do vereador curitibano Pastor Gilso de Freitas (PL). A igreja tem em seu estatuto a previsão de indicar os seus candidatos oficiais, que recebem apoio dos líderes religiosos.

Pinga-fogo

* As contas de 2005 do governo do estado irão a julgamento neste mês no Tribunal de Conta

* O relator é o conselheiro Nestor Baptista

* Para as contas de 2006, o relator também já está indicado: Henrique Naigeboren

* Um debate promovido pela vereadora Professora Josete (PT) discute hoje o plano municipal de educação

* A vereadora questiona o fato de Curitiba não ter um plano municipal para o setor, o que contraria a recomendação expressa na lei federal 10.172, que em 2001 instituiu o Plano Nacional de Educação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]