Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
congresso

Votação do orçamento fica para 2015

O Congresso deu ontem oficialmente por encerrado o ano legislativo sem ter conseguido votar o orçamento da União para 2015. A Comissão Mista de Orçamento aprovou nesta segunda-feira o projeto de lei orçamentária. Mas, como não havia sessão plenária prevista para ontem, não havia mais possibilidade de a lei ser aprovada em definitivo ainda em 2014.

Com isso, o orçamento para 2015 deverá ser votado apenas em fevereiro, quando os congressistas voltam do recesso parlamentar. A demora cria um problema para o Planalto que, enquanto não tiver um orçamento definitivo aprovado, só terá autorização para fazer gastos obrigatórios. Isso vai adiar, por exemplo, investimentos em obras e transferências voluntárias para estados e municípios.

Para tentar apressar a votação, os parlamentares chegaram até mesmo a abrir mão de discutir as emendas a que cada um tem direito, fazendo aprovação em bloco. No entanto, o relator do orçamento, senador Romero Jucá (PMDB-RR), admitiu que não seria possível concluir os trabalhos a tempo.

Além do relatório de Jucá sobre o orçamento, a Comissão Mista também votou ontem o parecer do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) sobre obras com indícios de irregularidades graves. A comissão decidiu bloquear recursos no ano que vem para três obras: construção da Vila Olímpica em Parnaíba (PI); construção do Complexo Materno em Teresina (PI); e do controle de inundações, urbanização e recuperação ambiental das bacias dos rios Iguaçu, Botas e Sarapuí, na Baixada Fluminense (RJ). Essas obras só poderão receber verbas caso sejam corrigidos os problemas apontados pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.