• Carregando...

Em nota divulgada ontem, o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, lamentou o episódio da retirada do busto em bronze do ex-reitor Flávio Suplicy de Lacerda por parte de militantes, na terça-feira, e disse que tomará "providências imediatas" para que a peça seja recuperada e recolocada no jardim da Reitoria. Lacerda foi ministro da Educação entre 1964 e 1966 e um dos responsáveis pela tentativa de implantar o ensino pago nas universidades públicas durante o governo militar.

O reitor escreve, na nota, que o ato seria compreensível pelo contexto dos 50 anos do golpe. "Porém, vivemos em um contexto completamente diferente, com o pleno funcionamento de todas as nossas instituições", argumenta. Ele diz ainda que Lacerda foi responsável pela reforma e construção de vários prédios da infraestrutura da universidade e por isso foi homenageado com o busto.

Na terça-feira, estudantes arrancaram o busto de Lacerda, jogaram tinta e arrastaram a estátua pelo calçadão da XV de Novembro. O ato repetiu o que havia sido feito em maio de 1968. "Infelizmente, em 2014, ainda temos uma homenagem a um agente da ditadura", afirma Gabriela Caramuru, aluna de Direito da UFPR.

Devolução

Manifestantes esconderam a estátua e afirmam que ela só vai reaparecer quando as vítimas ligadas ao regime militar decidirem onde ela deve ser exposta, com a identificação de ser um agente da ditadura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]