Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Abacate mantém sensação de fome reduzida por mais tempo

Amanda Milléo
12/09/2019 13:00
Thumbnail

Pelo sabor de sua polpa pouco açucarada, o abacate pode ser consumido em receitas doces ou salgadas, dependendo do hábito e do gosto pessoal. Foto: Bigstock.

A fama de o abacate ser um fruto calórico não está errada, pois um pedaço pequeno, cerca de 100g de polpa, contém entre 100 a 150 quilocalorias.
Isso não impede, porém, que o abacate faça parte de uma dieta que vise o emagrecimento. Os benefícios para a saciedade e para a perda de peso superam qualquer custo calórico.

Por ser rico em gordura de boa qualidade, os ácidos graxos insaturados, ter muitas fibras, baixa quantidade de frutose (o açúcar da fruta), ter um índice glicêmico baixo e um alto valor energético, o abacate mantém a sensação de fome reduzida por mais tempo e é indicado para refeições feitas principalmente à noite, antes de dormir.

“O fruto tem a substância beta-sitosterol, que aumenta a produção do hormônio do crescimento (GH). Duas colheres de sopa de abacate amassado, às 21h ou 22h, ajudam a dormir melhor e contribuem para que o organismo queime mais gordura, porque faz com que o GH funcione. O ideal é que se coma à noite”, afirma a nutricionista Gisele Pontaroli Raymundo.
A quantidade ideal de abacate para ser consumido, por dia, depende de cada pessoa, mas varia entre uma a três colheres de sopa – ou ¼ do abacate.
“Nesta quantidade, pode-se comer até quatro vezes por semana e isso não vai interferir no peso”, explica a nutricionista, que lembra também o efeito anti-inflamatório do fruto.
Pesquisas indicam, inclusive, que a perda de peso acontece mesmo quando a pessoa consome até três colheres de sopa de abacate, por dia, conforme explica a nutricionista Cyntia Erthal Leinig.

“Pelo sabor de sua polpa pouco açucarada, o abacate pode ser consumido em receitas doces ou salgadas, dependendo do hábito e do gosto pessoal. Pode-se utilizá-lo, portanto, nas refeições principais ou nos lanches intermediários”, diz Cyntia.

Abacate com o que?
Por não ser nem doce, nem salgado, comer o abacate puro pode não ser a melhor experiência gastronômica. As nutricionistas Cyntia Leinig e Gisele Raymundo dão dicas de como combinar o fruto, sem perder a característica fitness:
Em pratos salgados: misture com cebola, pepino, tomate e outras hortaliças. “Devido a sua consistência, o abacate pode servir de base para molhos, maioneses e cremes, servindo a receitas como maionese de abacate, pasta com atum ou molho com iogurte. São receitas muito mais saudáveis do que maioneses ou molhos industrializados”, diz Cyntia.
Nas sobremesas: misture o abacate com cacau e chia ou banana e mel. Essas composições têm alto teor energético, que facilitam a alimentação de quem pratica exercícios físicos.
Não tem abacate, e agora?
Como grupo alimentar, outras frutas poderiam substituir o abacate, como a própria banana. O abacate, no entanto, tem uma quantidade de proteínas, vitaminas e ácidos graxos insaturados maior, que o tornam praticamente “único”.

“O abacate tem entre 1% a 3% de proteínas, vitaminas A e B e quantidade variável de óleo na polpa de 5% a 35% e na maioria ácidos graxos insaturados, de 60% a 84%. Esta quantidade de ácidos torna o abacate um fruto difícil de ser substituído por outro de igual valor nutricional e características físicas similares”, explica Cyntia.

O coco pode ser similar, se levar em conta o teor de lipídeos existentes, embora a utilização culinária dos dois frutos seja muito diferente.
LEIA TAMBÉM