Saúde e Bem-Estar

Gazeta do Povo

Por que deixar a toalha secando no box do banheiro é prejudicial para sua saúde

Gazeta do Povo
26/06/2019 10:59
Thumbnail

A recomendação é que toalhas de banho sejam penduradas para secar melhor em local ventilado ou com sol e lavadas depois de três ou cinco vezes de uso. Foto: Bigstock

Se você tem o hábito de deixar a toalha secando no box do banheiro, é melhor repensar essa atitude. Principalmente em épocas mais frias do ano, quando o sol não costuma dar o ar da graça nas casas (e muito menos no box do banheiro), a toalha é um grande acumulador de micro-organismos que podem causar doenças de pele, incluindo a sarna. Portanto, nem pense em deixá-la secando em locais úmidos e muito menos sobre a cama.

A recomendação é que toalhas de banho sejam penduradas para secar melhor em local ventilado ou com sol e lavadas depois de três ou cinco vezes de uso. Então, nada de deixar a semana inteira secando no banheiro antes de trocar e lavar o acessório. 

O ideal é levar a toalha ao varal para que ela seque ao vento ou ao sol,  ou mesmo na secadora de toalhas, já que mofos e leveduras causadoras de micoses, bactérias infecciosas tipo Staphylococcus aureus, ácaros responsáveis pelo desenvolvimento de sarna podem estar junto à toalha se esta não for bem seca.
Fungos, vírus e certos tipos de ácaros que despertam alergias e asma são outros exemplos de micro-organismos presentes nas toalhas, roupas e até nos pijamas, embora muita gente acredite que estas peças permaneçam limpas por mais tempo, já que as utilizamos por pouco tempo.
Fazer uso do chinelo durante o banho ajuda como barreira contra infecções fúngicas, como as micoses (Foto: Bigstock)
Fazer uso do chinelo durante o banho ajuda como barreira contra infecções fúngicas, como as micoses (Foto: Bigstock)
“Nosso corpo possui, naturalmente, trilhões de microrganismos. A maioria deles está presente em nossa pele e intestinos. Frequentemente, são inofensivos, ou seja, dificilmente são causadores de doenças, e podem exercer uma função protetora contra a invasão de organismos patogênicos ou prejudiciais”, explica a bióloga especialista em microbiologia e professora do departamento de Química e Biologia da UTFPR Giselle Maria Maciel.
Ela diz que, no entanto, esses microrganismos da microbiota normal podem causar infecções em pessoas com problemas de pele, com cortes ou feridas, quando invadem locais diferentes de seu “habitat” natural. “Por exemplo, a Escherichia Coli comumente presente no intestino grosso, quando invade o trato urinário acaba causando a cistite”.

Resíduos como pele, cabelo e secreções naturais do corpo servem de fonte de nutrientes para os microrganismos e podem facilitar a dispersão nas peças de roupa. A professora explica que milhares de ácaros, por exemplo, podem sobreviver em roupas ou tecidos se alimentando de queratina da pele, cabelos e pelos. O problema aumenta quando a roupa não seca completamente ou é guardada úmida.

Sarna na toalha?

“Alguns tipos de ácaros podem causar a sarna; essa doença pode aparecer em indivíduos que utilizam com frequência as mesmas roupas sem lavagem e a transmissão pode ocorrer por roupas de pessoas infectadas”, diz ela. Toalhas também entram nesse rol, por isso é importante não dividir o acessório, mesmo com pessoas da mesma família.
Cada vez que alguém utiliza uma toalha, uma roupa, um pijama ou uma roupa de cama, micro-organismos serão transferidos da pele para os tecidos. Segundo professora, “a quantidade de microrganismos que serão transferidos e que permanecerão viáveis nos tecidos dependerá do local do corpo que entrou em contato”.
Casos especiais e dicas de lavagem
Além de trocar as toalhas com certa frequência, existem algumas recomendações sobre como algumas das roupas devem ser higienizadas, isso vale também para pijamas que também devem ser trocados com frequência. Para quem usa máquina de lavar, a recomendação é evitar acúmulos, para não colocar grandes quantidades de itens de uma única vez durante a lavagem.
Usar água quente é outra dica de ouro, segundo a bióloga, já que algumas bactérias patogênicas podem sobreviver à lavagem em baixas temperaturas e a água acima de 40 graus C facilita a eliminação de diversas bactérias e fungos.
Frequência de lavagem
Veja de quanto em quanto tempo cada tipo de roupa deve ser levado, de acordo com o American Cleaning Institute.
  • Lençóis e demais roupas e cama devem ser lavadas pelo menos uma vez a cada duas semanas – ou menos, se você transpira muito;
  • Toalhas de banho devem ser penduradas para secar melhor entre os usos e lavadas depois de três ou cinco usos;
  • Roupas íntimas e meias devem ser lavadas após cada uso. Sutiãs, por sua vez, podem ser usados mais do que uma vez antes de lavar – entre duas ou três vezes;
  • Camisetas, regatas e camisolas, assim como leggings e roupas de academia devem ser lavadas após cada uso;
  • Roupas como camisas e calças sociais podem ser usadas algumas vezes antes de serem lavadas, assim como os jeans.
LEIA TAMBÉM