Patrocínio

Hospital Pilar X-Leme Diagnóstico Por Imagem Mantis Diagnósticos Avançados

Dez hábitos que colocam sua saúde em risco sem você perceber

Alguns hábitos que fazem parte da nossa rotina, como roer unhas e pular refeições, podem trazer prejuízos

Não conseguir ir ao banheiro fora de casa: quais problemas causam?Segurar a vontade de urinar, por exemplo, pode causar vários problemas de saúde. (Foto: Bigstock)

Quando menos você percebe, estão lá as unhas naquela coceirinha indesejada proveniente de uma picada. Ou ainda você se pega com os dedos na boca, roendo as unhas até deixar todos os dedos bem iguaizinhos. Ou, ainda mais comum, não respeitar o horário de dormir, ficando menos do que deveria na cama, como se isso não fosse causar efeitos desagradáveis nas horas seguintes.

Confira com os especialistas consultados os dez hábitos que podem causar problemas de saúde e que você precisa urgentemente abortar de sua rotina.

Coçar picadas e feridas

A picada de um pernilongo pode incomodar, mas o melhor é não coçar, pois pode provocar uma ferida. Em machucados que formam casca, a recomendação é nunca tirá-la, pois isso retarda a cura e abre espaço a infecções. O mesmo vale para quem aperta acnes ou estoura bolhas de queimadura.

Dormir pouco

As horas mínimas de sono são fundamentais para a restauração das nossas funções cerebrais. “Quem se priva de horas de sono desenvolve lapsos de memória, dificuldade de atenção e irritabilidade”, observa a clínica médica Maria Betânia Beppler. Além disso, não dormir direito estimula a produção de cortisol, o hormônio do estresse.

>> Como enfrentar a insônia crônica que atinge os idosos e é fator de risco para demência

Coçar os olhos

O hábito de friccionar o globo ocular pode provocar danos à córnea. Foto: Bigstock.

O hábito de friccionar o globo ocular pode provocar danos à córnea. Foto: Bigstock.

Como no caso de quem rói unha, as mãos nos olhos também podem levar micro-organismos para dentro do corpo. O hábito de friccionar o globo ocular também pode provocar danos à córnea.

Escovar os dentes sem cuidado

Fazer a higiene bucal de forma errada pode ser pior do que deixar de escovar os dentes. Pelo menos é o que defende o dentista Natanael Mattos, que afirma que escovas de cerdas grossas e pastas dentais abrasivas podem provocar lesões nas gengivas e tirar o esmalte que protege a arcada dentária.

Abusar na limpeza do ouvido

Usar hastes com pontas de algodão para tirar a cera do ouvido pode trazer sérios problemas de audição. Isso porque, segundo o médico clínico Niazy Ramos Filho, o cotonete tira a proteção natural da cera e, se inseridos demais no aparelho auditivo, provocam irritações no ouvido externo e perfuram o tímpano.

Segurar espirro

Um espirro pode atingir uma velocidade de 160 km/h. Então, quando se o segura, a forte pressão provocada nas vias aéreas, quando o catarro é expelido, acaba sendo contida. Isso pode romper vasos do nariz e levá-lo ao sangramento.

Comer rápido demais

“Nosso processo de digestão começa na boca”, explica o médico Niazy Ramos Filho. A partir do momento que mordemos um alimento, as enzimas salivares já começam a digeri-lo. Se pularmos essa parte, nosso intestino precisa trabalhar mais para absorver os nutrientes.

Roer as unhas

A mania de roer unhas não provoca úlceras, mas certamente pode levar micro-organismos para dentro do seu corpo. “As mãos são os maiores transmissores de bactérias e viroses”, diz a médica Maria Betânia Beppler. Além disso, esse hábito também é visto como sintoma de ansiedade, tratada por psicólogos.

Segurar a vontade de ir ao banheiro

A urina retida por muito tempo pode facilitar o aparecimento de infecções, que são ainda mais graves em mulheres com cistite de repetição, diz Maria Betânia Beppler, médica clínica do Hospital Marcelino Champagnat. Segurar as fezes pode fazer com que seu cérebro ignore o reflexo do cólon, o que pode levar a um quadro de prisão de ventre no futuro.

Pular uma refeição

Na correria, você se esquece de comer. Dependendo do seu organismo, isso pode ocasionar hipoglicemia, deixá-lo irritado e com dor de cabeça. O hábito pode ainda atrapalhar o ritmo de processamento do tubo digestivo e provocar má digestão na próxima vez que for se alimentar.

LEIA TAMBÉM

8 recomendações para você

Deixe seu comentário