Patrocínio

Hospital Pilar X-Leme Diagnóstico Por Imagem Mantis Diagnósticos Avançados

Exame de olhos ajuda a diagnosticar sete doenças importantes

Em uma consulta de rotina, com o exame de fundo de olho, é possível ajudar no diagnóstico de muitas patologias que não apresentam sintomas

Algumas doenças podem ser diagnosticadas pelos olhos. Descubra quais! Foto: Bigstock.Algumas doenças podem ser diagnosticadas pelos olhos. Descubra quais! Foto: Bigstock.

Engana-se quem acredita que o médico oftalmologista é capaz de identificar apenas problemas dos olhos.

Em uma consulta de rotina, com o exame de fundo de olho (que é indolor e nada invasivo), é possível ajudar no diagnóstico de diferentes outras doenças — muitas das quais não apresentam sintomas ou sinais no início.

São os casos da hipertensão arterial, diabete, doenças reumáticas, tuberculose, toxoplasmose, lepra, AIDS, tumores intracranianos e até mesmo a doença de Parkinson, que altera os vasos no fundo do olho.

O exame é feito com um oftalmoscópio, um aparelho que aumenta em diversas vezes os detalhes da retina, vasos e artérias.

Doenças à vista

Veja as doenças e condições do corpo que podem ser vistas pelos olhos, de acordo com informações do médico oftalmologista Leôncio Queiroz Neto.

Olhos vermelhos. Se você não deixou o xampu cair nos olhos no último banho, ter olhos vermelhos pode ser sinal de conjuntivite; ceratite, que é a inflamação da córnea; ou mesmo glaucoma. Embora seja uma doença indolor, o glaucoma reduz o campo visual até levar à cegueira, se não for tratado corretamente com colírios indicados pelo médico.

Pupila contraída. É um sinal de uveite, a inflamação da úvea – conjunto da íris, membrana coroide e processos ciliares. Pode ser causada por toxoplasmose, doenças reumáticas, herpes, tuberculose, lepra ou certos tipos de leucemia.

Pupila dilatada. Pode estar relacionada a tumores, glaucoma e doenças do sistema nervoso central.

Visão dupla. Pode indicar a presença de tumor intracraniano, Acidentes Vasculares Centrais, traumas ou hiperglicemia.

Olhos saltados e inchaço. São indicadores de distúrbios da tireoide, normalmente.

Mudança na cor dos olhos. Alguns medicamentos podem ocasionar essa mudança, assim como inflamações oculares.

Cegueira momentânea. Indica tumor intracraniano, má circulação no cérebro ou arritmia cardíaca.

Visão borrada. Pode sinalizar diabetes, sangramento ocular, inflamação ou mesmo hipertensão arterial.

Olho seco. Falta de lágrimas pode ser causada pela baixa umidade do ar, disfunções hormonais, menopausa e até mesmo a Síndrome de Sjogren, uma doença reumática crônica. Os sintomas, além do olho seco, são olhos vermelhos e fotofobia.

VEJA TAMBÉM

8 recomendações para você

Deixe seu comentário