Saúde e Bem-Estar

Gazeta do Povo

Hospital referência em oncologia suspende atendimento por risco de sarampo

Gazeta do Povo
24/10/2019 13:00
Thumbnail

Hospital em São Paulo, referência em tratamento oncológico, suspende atendimentos por suspeita de sarampo Foto: Bigstock.

Referência nacional em tratamento contra o câncer, o hospital Amaral Carvalho, da cidade de Jaú (SP), suspendeu os atendimentos e procedimentos eletivos, ou os não urgentes, conforme informações da Agência Brasil.
O motivo da suspensão se deve à suspeita de que 23 funcionários estejam infectados pelo sarampo – doença infectocontagiosa que acumula 9.768 casos confirmados apenas no estado de São Paulo em 2019, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde. Em todo o país, nos últimos 90 dias foram confirmados 6.192 casos da doença.
Na segunda-feira (21), o hospital confirmou um caso, o que determinou a pausa nos atendimentos até, pelo menos, a próxima segunda-feira, dia 28 de outubro. Ainda conforme informações divulgadas pelo hospital, nenhum paciente apresentou sintomas da doença, apenas funcionários.

Os primeiros sintomas foram percebidos pelos funcionários na última semana, e na sexta-feira (15), havia a suspeita de que 15 pessoas estavam infectadas pelo sarampo. 

Todos os 23 funcionários com a suspeita da doença foram afastados, e recebem acompanhamento médico. Entre aqueles que ainda não haviam recebido a vacina contra a doença, foi feito o bloqueio vacinal.
Ao todo, dois mil funcionários trabalham no hospital Amaral Carvalho, que é referência no atendimento oncológico e também é o maior transplantador de medula óssea do hemisfério Sul.

Risco do sarampo

Confira as principais dúvidas sobre o sarampo, como os sintomas, tratamento e prevenção, de acordo com informações do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná e da médica infectologista Marta Fragoso, de Curitiba:

Quanto tempo leva até o sarampo mostrar sintomas?

Entre 7 a 10 dias é o tempo que se leva até que as lesões na pele e a febre (alguns dos sintomas do sarampo) surjam. Mas é preciso atenção porque três dias antes de surgirem essas lesões e uma semana depois de elas sumirem, a pessoa infectada transmite a doença a quem estiver perto.
Quem for diagnosticado com sarampo, portanto, deve manter-se isolado por pelo menos uma semana inteira. Isso significa não entrar em contato com ninguém em risco, seja no trabalho, na escola ou mesmo em casa. Apenas quem foi imunizado ou quem teve a doença pode chegar perto.

Quais sintomas do sarampo?

De acordo com dados do Ministério da Saúde, os principais sintomas do sarampo são:

Febre acompanhada de tosse;

Irritação nos olhos;

Nariz escorrendo ou entupido;

Mal-estar intenso;

Manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas tendem a surgir entre três a cinco dias depois dos sintomas acima;

Manchas vermelhas que, do rosto, espalham-se pelo corpo;

Sarampo tem tratamento?

Não há tratamento para o sarampo, tendo que esperar a evolução da própria doença. Mas há prevenção, através das vacinas tríplice viral, tetra viral e dupla viral (que protege apenas contra sarampo e rubéola).
As vacinas estão disponíveis nas unidades públicas de saúde e em clínicas privadas de vacinação.

Quais as consequências do sarampo?

As consequências da doença variam conforme a idade, mas em todo caso são condições importantes e que chamam atenção das autoridades em saúde.
Entre as crianças:
Pneumonia;
Otite média aguda;
Encefalite aguda;
Morte.
Entre os adultos:
Pneumonia.
Entre as gestantes não vacinadas previamente:
Parto prematuro e bebê pode nascer com peso baixo

Sou adulto, preciso me vacinar contra o sarampo?

A resposta é: depende. Depende da sua idade e do seu histórico de vacinação e, ainda mais importante, da comprovação de que você recebeu as vacinas que protegem contra o sarampo.
A orientação dos especialistas segue a seguinte tabela:
Entre 6 meses a 11 meses – dose zero.
Aos 12 meses – primeira dose. (tríplice viral)
Aos 15 meses – segunda dose. (tetra viral)
Até os 29 anos – duas doses da vacina.
Dos 30 aos 49 anos – uma dose da vacina.
Acima dos 50 anos – só é indicada para bloqueio vacinal depois de exposição a casos suspeitos ou confirmados.

Confira todas as perguntas sobre a vacina contra o sarampo aqui.

LEIA TAMBÉM