Saúde e Bem-Estar

Phillip Yuhas, para The Conversation

Luz azul do smartphone não é a maior vilã do sono e da visão

Phillip Yuhas, para The Conversation
17/10/2019 17:00
Thumbnail

A verdade é que qualquer luz brilhante perto da hora de dormir interfere no sono. Foto: Bigstock.

A luz azul sempre teve uma má reputação, sendo responsabilizada pela perda de sono e por promover danos aos olhos. Dispositivos eletrônicos pessoais emitem mais luz azul do que qualquer outra cor.
A luz azul tem um comprimento de onda curto, o que significa que é de alta energia e pode danificar os delicados tecidos do olho.
Também pode passar pelo olho para a retina, onde um grupo de neurônios converte a luz em sinais que são a base da visão.

Estudos de laboratório mostraram que a exposição prolongada à luz azul de alta intensidade danifica as células da retina em camundongos. Porém, estudos epidemiológicos em pessoas reais contam uma história diferente.

Como professor assistente na Faculdade de Optometria da Ohio State University, ensino e conduzo pesquisas sobre visão, incluindo trabalhos com células oculares da retina. Também vejo pacientes nas clínicas de ensino da faculdade.
Muitas vezes, meus pacientes querem saber como podem manter os olhos saudáveis, apesar de olharem para a tela do computador o dia todo.
Eles costumam perguntar sobre as lentes de óculos que bloqueiam o azul que veem anunciadas na internet.

Mas quando se trata de proteger sua visão e manter seus olhos saudáveis, a luz azul não é sua maior preocupação.

Proteção embutida
Uma maneira de pensar sobre a luz azul e os possíveis danos à retina é considerar o sol. A luz solar é principalmente luz azul. Em uma tarde ensolarada, é quase 100 mil vezes mais brilhante que a tela do computador.
No entanto, poucos estudos em humanos encontraram qualquer ligação entre a exposição à luz solar e o desenvolvimento de degeneração macular relacionada à idade, uma doença da retina que leva à perda da visão central.
Se ficar fora de casa em uma tarde ensolarada provavelmente não danifica a retina humana, o tablet não poderia ser crucificado por comparação. Um estudo teórico recentemente chegou à mesma conclusão.
Então, por que a desconexão entre os efeitos da luz azul nos olhos de roedores e nos olhos humanos? Os olhos humanos são diferentes dos olhos de roedores.
Temos elementos de proteção, como pigmentos maculares e a capacidade natural de bloqueio de azul da lente cristalina. Essas estruturas absorvem a luz azul antes que ela atinja a delicada retina.

Isso não significa que você deve jogar fora os óculos de sol: eles fornecem benefícios além de proteger os olhos da luz azul do sol. Por exemplo, usar óculos de sol retarda o desenvolvimento de cataratas, que ofuscam a visão.

Sentindo o blues
Só porque a luz azul não está prejudicando sua retina não significa que seus dispositivos eletrônicos são inofensivos ou que a luz azul não afeta seus olhos.
Devido ao seu comprimento de onda, a luz azul atrapalha a fisiologia do sono saudável. As células sensíveis à luz azul, conhecidas como células ganglionares da retina intrinsecamente fotossensíveis, ou ipRGCs, desempenham papel fundamental nessa hora, porque transmitem ao relógio principal do cérebro o quão claro está o ambiente.
Isso significa que, quando você olha para uma tela bem iluminada, essas células ajudam a ajustar o relógio interno para que fique alerta como se estivesse de dia.

Mas essas células são sensíveis às cores além do azul porque também recebem informações de outros neurônios da retina sensíveis a todo o espectro de cores. Portanto, eliminar a luz azul por si só não é suficiente para melhorar o sono; você precisa escurecer todas as cores.

Quanto aos seus olhos cansados depois de um longo dia olhando para o seu computador — outra queixa comum que ouço de meus pacientes — luz azul também não é a única culpada por isso.
Um estudo recente demonstrou que cortar a luz azul por si só não melhorou o conforto relatado pelas pessoas após uma longa sessão de computador, mais do que simplesmente escurecer a tela.
Bloquear o azul faz sentido?
Muitos pacientes querem saber se devem comprar certos produtos que viram anunciados para bloquear a luz azul. Com base na pesquisa, a resposta curta é “não”.
Primeiramente, a verdade é que qualquer luz brilhante perto da hora de dormir interfere no sono.
Evidências crescentes sugerem que, comparado à leitura de um livro, o tempo de tela antes de dormir aumenta o tempo necessário para adormecer. Também rouba o sono restaurador dos movimentos rápidos dos olhos, diminui o foco e diminui a atividade cerebral no dia seguinte.
Manter o telefone próximo aos olhos com as luzes acesas provavelmente agrava o problema.
VEJA TAMBÉM
Em segundo lugar, os produtos sobre os quais meus pacientes querem saber não bloqueiam muita luz azul. O principal revestimento anti-reflexo de bloqueio azul, por exemplo, bloqueia apenas cerca de 15% da luz azul que as telas emitem.
Você pode obter a mesma redução mantendo o telefone a uma polegada do seu rosto. Experimente agora e veja se percebe alguma diferença. Não?

Portanto, não deve surpreender você que uma metanálise recente concluiu que as lentes e revestimentos de bloqueio azul não têm efeito significativo na qualidade do sono, no conforto do computador ou na saúde da retina.

O que realmente funciona
Os computadores causam cansaço visual porque as pessoas não piscam com tanta frequência quando olham para uma tela.
Existem maneiras de tornar a visualização da tela mais confortável e propícia ao sono: desligue seus dispositivos eletrônicos antes de dormir. A Academia Americana de Pediatria recomenda que os quartos sejam zonas “sem tela” para crianças, mas todos devemos prestar atenção a esse conselho. Fora do quarto, quando olhar para as telas, diminua o brilho.
Quanto à fadiga ocular, verifique se você possui os óculos ou lentes de contato apropriados. Somente um optometrista ou oftalmologista pode fornecer essas informações.

Você também precisa cuidar da superfície dos seus olhos. Não olhamos apenas para as telas de nossos computadores, mas deixamos de piscar. De fato, nossa taxa de piscada diminui de 12 para 6 a cada minuto.

Como resultado, as lágrimas evaporam dos olhos e não se acumulam novamente até que nos afastemos da tela e comecemos a piscar. Isso causa inflamação na superfície do olho. É por isso que seus olhos ficam secos e cansados após um dia passado no computador.
Aconselho meus pacientes a tomarem duas medidas para garantir que seus olhos fiquem úmidos durante longas sessões de computador:
Primeiramente, siga a regra “20-20-20”. A American Optometric Association define essa regra como uma pausa de 20 segundos a cada 20 minutos para observar algo a 6 metros de distância. Isso permitirá que seus olhos pisquem e relaxem. Existem muitos aplicativos disponíveis para ajudar a lembrá-lo de seguir esta regra.
Segundo, use um colírio lubrificante antes do uso prolongado do computador. Essa tática reforça as lágrimas naturais do corpo e mantém a superfície do olho hidratada. Mas evite as gotas que contêm medicamentos que causam vermelhidão a longo prazo e conservantes que possam danificar as camadas externas do olho . Eu descobri que as lágrimas artificiais rotuladas como “sem conservantes” geralmente funcionam melhor.
Com base em minha pesquisa, meu conselho é não acreditar no hype da luz azul e não desperdiçar seu dinheiro em produtos que você não precisa.
Em vez disso, mantenha as telas fora do quarto e reduza-as antes de dormir e mantenha os olhos lubrificados. E não se esqueça de piscar!
* Phillip Yuhas é professor assistente de optometria da Universidade Estadual de Ohio, para The Conversation.
©2019 The Conversation. Publicado com permissão. Original em inglês.
LEIA AINDA