Saúde e Bem-Estar

Gazeta do Povo

Para que servem os exames mais pedidos pelos médicos, como hemograma e parcial de urina

Gazeta do Povo
05/07/2019 08:00
Thumbnail

A Gonadotrofina coriônica humana é o hormônio produzido pela placenta, e sua dosagem confirma ou descarta gestação. Pode ter relação com doenças genitais em ambos os sexos. Detectado pela urina ou sangue. Foto: Bigstock.

Seja em uma consulta de rotina ou para diagnosticar algum problema, os pacientes tendem a sair do consultório com várias folhas de exames. O mais comum, pedido pela maioria dos médicos, é o hemograma. Nele, os especialistas conseguem identificar alguma infecção por vírus, bactérias ou parasitas, se o paciente está com alguma reação alérgica, anemias ou mesmo problemas mais graves, como leucemia.
Mas o hemograma não é suficiente para identificar todos os processos do corpo humano, e outros exames podem ser incluídos. Confira as orientações da médica clínica Maria Betânia Beppler, e da especialista em Medicina Interna, Niazy Ramos Filho, sobre os exames mais solicitados pelos médicos, e o que cada um deles identifica.

Exames mais pedidos

Triglicerídeos: gordura no sangue 

Quando o médico solicita saber os triglicerídeos do paciente, ele quer entender o metabolismo das gorduras no organismo. Conforme o resultado, o especialista consegue visualizar os riscos daquele paciente para doenças cardiovasculares. Em geral, o exame se associa à avaliação do colesterol.

Ácido Úrico: ameaça da gota

Quando há uma suspeita de “gota” (doença que causa dores nas articulações), os médicos tendem a solicitar pelo exame que avalia a presença e a quantidade de ácido úrico em circulação. Se estiver em exagero, o ácido úrico diagnostica a doença, ao lado de outros sintomas, como os “tofos” nas articulações, além de dor e desconforto.
O ácido úrico é produto do metabolismo de algumas proteínas da dieta e sua dosagem pode ser feita por meio de exame de sangue ou de urina. Pacientes submetidos à quimioterapia e radioterapia também podem receber a indicação desse exame.

Beta HCG: gravidez?

Produzido pela placenta, a gonadotrofina coriônica humana é o hormônio cuja dosagem confirma ou descarta uma gestação. Ele é detectado tanto pela urina, quanto pelo sangue, e é bastante solicitado pelas mulheres que suspeitam de gravidez. O exame também pode ter relação com doenças genitais em ambos os sexos.
Exames mais pedidos pelos médicos: o que significam? (Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo / arquivo)
Exames mais pedidos pelos médicos: o que significam? (Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo / arquivo)

Papanicolau: colo do útero seguro

Feito com a coleta de material do colo do útero, durante uma consulta de rotina no ginecologista, o exame papanicolau ajuda na detecção de lesões uterinas pré-cancerígenas ou cancerígenas. Após coletado, o material é enviado a laboratórios para a análise e, em geral, é solicitado todos os anos às mulheres sexualmente ativas, ou conforme critério médico.

Creatinina: saúde dos rins

A creatinina é uma substância que surge da degradação da enzima muscular, a fosfocratina. Quando a presença dessa substância ultrapassa os valores de referência nos exames, isso significa que os rins do paciente podem não estar atuando como filtros de forma tão eficaz, já que não eliminaram de forma adequada a creatinina.
Trata-se de um dos exames mais solicitados pelos médicos, e pode ser medida via sangue ou via urina.

Glicemia: açúcar no sangue

O exame de glicemia mede a quantidade de açúcar do sangue e é solicitado para checar o metabolismo da glicose, principalmente quando há suspeita de diabete.

Hemograma: olhar o todo

Todo o panorama das três linhas de células que compõem o sangue são avaliados a partir do hemograma: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e as plaquetas. Por isso mesmo, o exame consegue identificar infecções de várias fontes, além de possibilidade de anemia, capacidade de coagulação e até doenças mais graves, como leucemia.

Parcial de urina: qualidade dos filtros

Como os rins são considerados os filtros do organismo, olhar para tudo que é liberado através da urina é uma forma de entender a saúde como um todo.
Se houver glicose ou proteínas na urina, por exemplo, isso pode significar que os rins não atuaram de forma correta, deixando passar nutrientes importantes. O exame ainda percebe se há sangramento urinário, infecções, insuficiência renal, entre outras doenças do aparelho urinário.
Sair com várias requisições de exames do consultório médico é comum, e importante para entender todo o mecanismo do corpo (Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo / arquivo)
Sair com várias requisições de exames do consultório médico é comum, e importante para entender todo o mecanismo do corpo (Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo / arquivo)

PCR: inflamações

O exame da proteína C reativa atua na identificação de atividades inflamatórias no organismo. Ela não exclui o hemograma, mas o complementa, visto que uma alteração dessa proteína pode estar associada a 70 condições clínicas diferentes.
Além de verificar o nível de inflamação ou infecção no organismo, o exame identifica a presença de doenças crônicas e o risco para doenças cardiovasculares, como AVC ou infarto.

Provas de Função Hepática: cuidado com o fígado

Servem para indicar possíveis alterações no funcionamento do fígado. São de vários tipos, TGO, AST, TGP, ALT e GGT.

TSH: exame da tireoide 

Mede o hormônio tireo-estimulante, produzido pela hipófise (localizada no cérebro) e que estimula a tireoide a produzir seus hormônios. É comumente realizada em parceria com a dosagem da tiroxina livre ou T4 livre, os hormônios tireoidianos, que regulam todo o metabolismo do corpo. Indicados para suspeitas de hipotireoidismo ou hipertireoidismo.
LEIA TAMBÉM