Saúde e Bem-Estar

Estadão Conteúdo

São Paulo está em surto de sarampo após quatro anos sem a doença

Estadão Conteúdo
18/06/2019 17:00
Thumbnail

O vírus do sarampo voltou a circular em São Paulo e a única forma de prevenção é a vacina. Foto: Bigstock.

Com 32 casos confirmados de sarampo somente neste ano, a cidade de São Paulo já registra surtos da doença e circulação do vírus em seu território.
A informação foi confirmada nesta segunda-feira (18), pelas Secretarias Estadual e Municipal da Saúde. Antes de 2019, a capital estava havia quase quatro anos sem registrar infecção pela doença.
O alerta nas Vigilâncias Sanitárias do Estado e do Município aumentou nas últimas duas semanas, quando o número de casos confirmados saltou de 14 para 32. Do total, oito são importados (cuja infecção ocorreu fora de São Paulo) e os demais estão sendo investigados para que a secretaria possa determinar se a contaminação ocorreu internamente.

Há ainda 147 casos suspeitos notificados, entre eles o de um aluno de uma escola infantil da Pompeia, na zona oeste. Com o registro, a prefeitura decidiu realizar uma vacinação geral de alunos e funcionários do colégio nesta semana, inclusive de bebês menores de 1 ano, faixa etária em que o imunizante geralmente não é recomendado.
Girl With Measles Virus Lying On Mother Knees, Mom Stroking Her Daughter
Girl With Measles Virus Lying On Mother Knees, Mom Stroking Her Daughter
Por causa de um possível contato com a criança doente, os bebês a partir de 6 meses que frequentam a escola também serão imunizados.

“Embora a vacina seja indicada aos 12 meses e 15 meses (primeira e segunda doses), ela pode ser aplicada a partir dos 6 meses sem nenhum risco. É segura”, explicou Solange Maria de Sabóia e Silva, coordenadora da Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa) da secretaria municipal.

Alerta

A notícia do caso suspeito causou preocupação na escola, principalmente entre pais de alunos menores de 1 ano, ainda não imunizados. “Meu filho acabou de completar 1 ano e tinha tomado a vacina na semana passada, mas são necessários dez dias para a vacina começar a proteger. Se o caso suspeito for confirmado como sarampo, há um risco de ele ter sido contaminado porque a doença é altamente contagiosa e as crianças convivem no mesmo ambiente. Estamos com muito medo”, diz o engenheiro Alexandre Ganeu, de 41 anos.

Para tentar impedir um surto de grandes proporções na cidade, a prefeitura iniciou na semana passada uma vacinação para jovens de 15 a 29 anos, mas a adesão, após uma semana de campanha, é muito baixa: apenas 0,2% do público esperado compareceu aos postos.

“As pessoas têm de levar a sério a recomendação de vacinação. O vírus está circulando na cidade e a única forma de prevenção é a vacina”, afirmou Solange. Ela ressaltou que, para quem trabalha de segunda a sexta em horário comercial, há 80 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) integradas com AMAs que abrem aos sábados.
De acordo com a secretaria municipal, há registro de casos confirmados de sarampo de moradores de todas as regiões da cidade. De 32 registros, 13 ocorreram na coordenadoria de saúde da zona norte, 7 na do centro, 6 na da região sudeste, 5 na área da coordenadoria oeste e um na da região leste.
Dentre os casos, há surtos confirmados em Higienópolis (região central) e em uma universidade da zona leste.

Ampliação

A diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado, Regiane de Paula, informou que, além da capital, outras seis cidades têm casos confirmados da doença: Santos (21 casos), Santo André (6), Guarulhos (4), Osasco (1), Jales (1) e Sorocaba (1), em um total de 66 casos.
Nenhuma morte foi registrada. “Com esse cenário, estamos estudando ampliar a campanha de vacinação dos adolescentes e jovens também para Santo André e Guarulhos.”

Outra preocupação da secretaria é de que a chegada de turistas por causa da Copa América piore o cenário de circulação do vírus. Isso porque, somente na Europa, 100 mil casos e 90 mortes por sarampo foram registrados entre 2018 e 2019, conforme a Organização Mundial da Saúde.

“Sabemos que há turistas de 98 nacionalidades diferentes que compraram ingressos para os jogos e estamos com núcleos de monitoramento de possíveis casos. Também promovemos vacinação de funcionários dos estádios e dos centros de treinamento”, informou Regiane.
LEIA TAMBÉM