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Estratégia pode se basear na projeção da curva do produto.
Estratégia pode se basear na projeção da curva do produto.| Foto:

 

Estratégia pode se basear na projeção da curva do produto.

Estratégia pode se basear na projeção da curva do produto.

Conversando com o pessoal da Prefeitura de Curitiba, fui informada que no início deste ano a liberação de documentos pra montar uma empresa estava muito mais lenta, devido a um aumento da procura de pessoas interessadas na montagem de seus próprios negócios.

Ainda no tempo em que trabalhei no Sebrae no Paraná, como gerente de marketing, e já se vão quase dez anos que saí de lá, o Brasil era um dos países mais empreendedores e eram dois os motivos, porque a pessoa tinha uma excelente ideia e era uma oportunidade de mercado e o outro motivo, por necessidade. Confesso que fico com receio que a crise e sua consequente onda de desemprego possa ter fomentado a vontade das pessoas em montar suas empresas… sem a devida preparação.

Nesta hora resolvi dar meus pitacos. Não na parte empreendedora, mas na fatia do planejamento da nova empresa.

Se estiver planejando entrar neste mercado lembre-se de planejar comunicação.

Sabe a curva de declínio do produto ou do serviço? Você já deve ter aprendido sobre isso. Leve em consideração esse mesmo movimento pra planejar a implementação de estratégias de comunicação organizacional.

Explicando melhor, se não disser a que veio, ou melhor, se não disser que está na área, ninguém vai perceber. É preciso comunicar que existe. Um endereço virtual como um site, uma fanpage e estratégias de email-marketing, fazem um bem danado pra mostrar seus serviços e produtos nesta fase. Lógico que já deve ter passado pelas etapas do marketing e pressuponho que você saiba com quem está negociando e conheça de forma mais detalhada o seu consumidor. Sabendo com quem está se comunicando, consegue acertar no conteúdo da mensagem.

All Ries, um dos papas da comunicação, orienta que a estratégia de lançamento de uma marca deve ser por meio da persuasão. E, segundo ele, isso se consegue com o trabalho de divulgação com assessoria de imprensa, experimentação, eventos, enfim, estratégias de Relações Públicas.

Em uma segunda etapa, comparando com a curva do produto, é preciso que os consumidores percebam a marca na hora da compra e se sintam motivados à experimentação. Nesta hora, ainda levando em conta as orientações de Ries, ele destaca que a marca depois de constituída, deve ser defendida pela propaganda. É claro que não somente por ela, mas também por várias outras ferramentas de comunicação. O que ele defende é que a propaganda não deve entrar na primeira fase de apresentação do produto, serviço ou da empresa, porque não é propósito dela constituir uma marca.

E por fim, se a gente for ainda levar em conta a curva do produto, ou seja quando ele tende a ter uma queda, a estratégia da comunicação é ter ações de curto e de longo prazo pra que haja adesão à marca.

A Coca-cola que é a Coca-cola não descuida do monitoramento mercadológico. Quando a venda entra em declínio, por exemplo, é feita uma estratégia de comunicação pra corrigir algum desvio. A imagem da marca fica sempre oscilando entre declínio e maturidade. Inclusive em períodos de crise econômica ela não diminui seu investimento em comunicação. Sempre é preciso garantir seu posicionamento porque se a marca chegar a níveis de declínio muito acentuado, o esforço pra recuperar mercado é muito, muito mais elevado, tanto de estratégias como de investimentos.

Mas a Coca-cola que é a Coca-cola tem um orçamento pra investir em comunicação e você, que está começando? Então… Deve deixar já no inicio de seu planejamento um valor reservado pra investir em comunicação. Dentro de suas possibilidades, dentro da realidade de sua empresa e de seu mercado.

Complicou? Não era a intenção. Meu propósito é dizer que é pra lá de importante que você planeje comunicação já na hora em que está só sonhando com sua nova empresa. Não se preocupe somente com a documentação, localização, quais são seus produtos ou serviços e que preço cobrar. Tudo isso faz parte do planejamento, mas você não pode descuidar da comunicação, deixe um orçamento pra investir nessa área. A frase de que “quem não se comunica se trumbica”, do lendário comunicador Chacrinha, é correta e hoje mais do que nunca, com os meios digitais aí, não tem como se descuidar e esquecer de planejar como comunicar seus negócios.

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