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Como contratar? E se for você o fornecedor?
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 Alguns dizem “não compre gato por lebre”, como eu acho os dois tão diferentes, prefiro dizer “não beije sapo como se fosse um príncipe”.

Sempre estamos fazendo levantamento de serviços e de orçamento pra ajustar com nosso budget. Nessas horas observo alguns pontos que quero compartilhar aqui pra você não sair beijando tudo quanto é sapo, ainda mais nestes dias de chuva, antes de encontrar a solução ideal para seus negócios.

Saiba o que quer, pesquise, planeje antes de sair fazendo. Tire referências de quem irá contratar. Peça pra ver algum serviço que já foi realizado por esse profissional. Confie, inclusive, em sua intuição… sim, tem horas que precisa decidir mais com os sentidos do que com a razão.

Agora vamos pensar que você é o fornecedor.

Sempre faço questão de destacar que quando você vai apresentar um orçamento para um possível cliente de seus serviços (ou mesmo de produtos), tome cuidado com o valor que irá cobrar. Saiba que pesquisas de comportamento do consumidor mostram que você pode até cobrar abaixo da tabela, porém a pessoa que irá comprar seus serviços normalmente estará almejando em algum momento poder comprar o mais caro, caso ele seja o melhor ou que tenha uma marca forte.

Pense… quantas vezes que sobrou um dinheirinho e a primeira coisa que fez foi comprar algo que desejava muito? Um produto ou um serviço que mesmo sendo mais caros era o que você queria? Algumas vezes, justamente por ser mais caro, despertou o desejo de ter ou de experimentar.

O consumidor mudou. O mercado mudou. Vai e volta, alguém repete isso.

São vários os fatores que determinam a vontade de adquirir um serviço ou produto. Não é somente o preço, “apesar da crise” (rs). Ainda mais se os consumidores já tiveram a oportunidade de um dia provar algo de um padrão melhor. Logo que têm a possibilidade, faz de tudo pra novamente tomar aquele vinho, pra contratar aquele designer, pra fazer aquela viagem, pra comprar aquele sapato, enfim, busca por uma experiência além do consumo simplesmente.

Então não se iluda. No começo seu possível cliente pode não ter orçamento pra contratar um serviço mais caro, mesmo que esse seja o valor justo do que está cobrando. Isso é real. Mas saiba que se leiloar seu conhecimento e cobrar muito abaixo do que realmente ele vale, isso só servirá de trampolim para no primeiro momento de folga financeira, seu cliente mudar e comprar outros serviços ou produtos mais caros.

O que isso tem a ver com gato, sapo, príncipe? Que confusão.

Oras, deixe claro suas negociações. Informe sobre que tipo de serviço ou produto seu cliente terá direito.

Por quanto tempo? Sim, precisa de um contrato que determine início, meio e fim de seu trabalho. É importante pegar aquele contrato? Ele permitirá que você entre em um nicho que está querendo trabalhar há tempos? Se for assim, vale o investimento de cobrar abaixo, porém, que esteja claro. Pra quem? Pra você e para seu cliente.

Agora vai lá e beije o sapo. Ninguém te falou que ele não muda? tsc tsc tsc

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