• Carregando...
feira tartufo
Organizadores confirmam para outubro a Feira Internacional do Tartufo Brando| Foto: Reprodução Facebook

Para quem ama a gastronomia italiana, a boa notícia do ano é a volta da Feira Internacional do Tartufo Bianco que acontece na cidade de Alba, no norte do país. Uma boa dica de turismo para quem vier à Itália durante o outono europeu. O tema da 91a edição da manifestação será a sustentabilidade (ambiental, social e econômica).

A retomada do evento é um sinal de que a vida volta, aos poucos, ao normal. Com o cancelamento da edição de 2020, os organizadores esperam que este ano o número de visitantes supere os 600 mil de 2019. Um dos motivos: o green pass, o passaporte de vacinação Covid-19 que foi instituído no continente e dá livre acesso aos europeus para circularem livremente e sem a necessidade de testes.

Tartufo italia
O evento acontece, de 9 de outubro a 5 de dezembro, em Alba | Reprodução Facebook

O outro motivo, é claro, é o tartufo branco, o Tuber magnatum Pico grande protagonista da manifestação, também conhecido como trufa branca, e que será ingrediente essencial nas criações de vários chefs durante o Alba Truffle Show. Haverá também um leilão no dia 14 de novembro onde os amantes e colecionadores da iguaria estarão conectados virtualmente de Hong Kong, Moscou e Dubai.  O tartufo branco é um dos produtos italianos mais exportados pela Itália, assim como os carros da Ferrari e o vinho Barolo.

Corrida burro
Um dos destaques da manifestação é a Corrida de Jegues | Reprodução Facebook

O programa da Feira Internacional do Tartufo Branco estará repleto de atividades. Uma das mais tradicionais é o Paglio degli Asini (Corrida de Jegues). Idealizada quase como brincadeira, a competição conta com burricos e jóqueis em um clima medieval. Antes da corrida, mais de mil figurantes desfilam pelas ruas da cidade vestidos de nobres, cavaleiros, servos e menestréis com bandeiras ao som de trombetas, clarins e toques de tambor.  Os concorrentes - jóqueis e jegues - participam de duas baterias eliminatórias e uma final. Vence é claro, o jumento menos lento!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]